A Polícia Civil da Bahia (PCBA) deflagrou nesta terça-feira (4) a Operação Freedom, com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro de uma ramificação do Comando Vermelho (CV) que atua no Nordeste. A ação cumpre mais de 90 mandados judiciais nos estados da Bahia e do Ceará, e já resultou na prisão de 31 pessoas.
As diligências ocorrem em quatro bairros de Salvador, na Região Metropolitana e em cidades do interior baiano, além de pontos estratégicos no Ceará. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a operação é fruto de meses de investigação e tem como foco integrantes ligados a homicídios e à expansão do tráfico de drogas. A PCBA afirma que a ação pode ajudar a elucidar cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias vinculadas aos investigados, como forma de interromper o fluxo financeiro ilícito que sustenta as atividades da facção. A operação conta com o envolvimento de mais de 400 agentes das polícias Civil e Militar, com apoio de diversos departamentos especializados, da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).
Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a Operação Freedom continua em andamento, e novas prisões podem ocorrer ao longo do dia.
Agência News Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário