CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Advogada do Crato, ex-professora da Urca de Iguatu, é a mais jovem do Ceará a ser aprovada na carreira diplomática

Foto Reprodução 
Aos 25 anos, a advogada Shayana Sarah Mousinho, natural do Crato, conquistou um feito histórico para o Cariri e para o Ceará. Formada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (Urca), ela foi aprovada no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), um dos mais disputados do país, que teve cerca de 9 mil inscritos concorrendo a apenas 50 vagas. Shayana alcançou o 8º lugar entre os candidatos cotistas, tornando-se a primeira mulher caririense e a pessoa mais jovem do Ceará a ingressar na carreira diplomática, com o resultado homologado em Fortaleza no dia 5 de novembro.

A jovem possui uma trajetória acadêmica notável. Graduou-se em Direito aos 21 anos, especializou-se em Direito Constitucional na Urca e atualmente é mestranda em Direito Internacional pela Universidad Católica Argentina (UCA). Além disso, atuou como professora no campus de Iguatu da Urca e atualmente trabalha no Ministério Público de Juazeiro do Norte, acumulando experiência prática e teórica no campo jurídico.

A aprovação no CACD veio após um ano e meio de preparação intensiva — um tempo recorde, considerando que a média nacional para aprovação é de cinco anos —, com cerca de oito horas diárias de estudo. Com posse prevista em Brasília nos próximos 60 dias, Shayana se prepara para iniciar sua formação no Instituto Rio Branco, dando início oficialmente à carreira no serviço diplomático brasileiro

Com informações da Mais FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário