![]() |
| Foto Wanderson Lima |
Um funcionário de uma barraca de praia encontrou uma onça-parda dentro do estabelecimento ao chegar para abrir o local na manhã desta segunda-feira (7), no município de Camocim, a cerca de 360 quilômetros de Fortaleza. O animal foi recolhido por autoridades municipais e entregue, no período da tarde, ao Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).
O animal é da espécie Puma concolor, conhecida como onça-parda. O funcionário a encontrou dentro de um compartimento da barraca usado para guardar bebidas. Depois, o proprietário da barraca acionou a Defesa Civil de Camocim, que foi ao local com a Autarquia de Meio Ambiente (AMA).
A barraca onde a onça estava fica localizada na Praia da Tatajuba, em uma área de dunas e com diversas lagoas próprias para o banho. Conforme os agentes, o animal é uma fêmea jovem, estava aparentemente sadia e não manifestou hostilidade.
O secretário da AMA de Camocim, Roberto Caracas, disse que o animal não atacou ninguém e que ele estava acuado diante da presença de tantas pessoas. Ele disse que é a primeira vez que o aparecimento de uma onça-parda é registrado no município, embora já tenha havido relatos de avistamento. "[Os funcionários] Tomaram um susto quando viram o animal lá dentro", afirmou.
A onça foi contida pelos agentes municipais e posta dentro de uma gaiola fornecida pela Secretaria Estadual de Proteção Animal (Sepa). De tarde, com a chamada do BPMA, foi decidido que o animal seria levado para Fortaleza para a realização de exames.
Conforme a equipe de resgate, a onça apresentava um comportamento dócil, o que levantou suspeitas sobre a possibilidade de ela ter sido mantida ilegalmente em cativeiro. Por isso, somente após os exames será determinado se o animal será imediatamente reintegrado à natureza ou se vai passar por um processo de readaptação.
Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:
Postar um comentário