![]() |
| Foto Shutterstock |
A partir desta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia a notificação de aposentados e pensionistas que tenham sido vítimas de uma fraude relacionada a descontos associativos indevidos nos benefícios previdenciários. A medida, segundo o órgão, faz parte de uma ação do Governo Federal para identificar e ressarcir os segurados prejudicados.
Os beneficiários começarão a receber os comunicados a partir desta terça-feira (13), exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. O alerta informará quais valores foram descontados e a que entidades eles se referem. Caberá ao segurado confirmar se autorizou ou não as cobranças.
Já a partir de quarta-feira (14), aqueles que identificarem descontos indevidos poderão solicitar o ressarcimento diretamente no próprio aplicativo.
Beneficiários sem riscos
De acordo com o INSS, 27 milhões de beneficiários que nunca tiveram qualquer tipo de desconto associativo em seus benefícios já foram notificados no último dia 8 de maio. Segundo o órgão, essas pessoas não correm risco de terem sido lesadas.
Alerta contra golpes
O INSS reforça que não realiza contato por telefone, SMS ou aplicativos de mensagens. As notificações legítimas sobre esse processo serão feitas somente pelo aplicativo Meu INSS.
A recomendação do órgão é que os segurados fiquem atentos e acessem o aplicativo com frequência para garantir que eventuais mensagens sejam visualizadas com rapidez.
Em caso de dúvida, o atendimento pode ser feito pela central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Com informações do Diário do Nordeste.
AVC mata uma pessoa a cada 7 minutos no Brasil; estudo estima que doença pode provocar 10 milhões de óbitos por ano até 2050
![]() |
| Foto Reprodução, via Ceará Agora |
Os dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil apontam que o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma das principais causas de morte no Brasil, provocando, em 2025, a cada 7 minutos, uma vítima fatal. Entre primeiro de janeiro e 5 de abril, a doença foi responsável por 18.724 óbitos.
Os números mostram que, além de ser uma das principais causas de morte, o AVC é, ao mesmo tempo, o fator determinante de incapacidade adquirida no mundo.
Segundo o estudo, a estimativa é que 70% dos pacientes não retornam ao trabalho após um AVC, sendo que 50% ficam dependentes de terceiros para atividades básicas.
ATENDIMENTO PRECÁRIO NA REDE DE SAÚDE
‘’O tratamento do AVC precisa ser ágil, regionalizado e hierarquizado, com centros organizados conforme as portarias do Ministério da Saúde, que infelizmente ainda não são respeitadas’’, alerta o neurologista Daniel Paes Santos, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e Fellow da European Academy of Neurology,
Segundo Daniel, o Brasil avançou nos tratamentos e na estruturação da abordagem da doença, mas o AVC ainda representa uma “tragédia”, mesmo nas grandes cidades.
‘’No Brasil, a situação é particularmente grave. Os grandes centros do Brasil não estão preparados para cuidar adequadamente desses pacientes’’, afirma o neurologista, em declaração publicada pelo Jornal O Globo.
Com informações do Ceará Agora.
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário