Essa foi a primeira pesquisa divulgada no ano de 2022
A Quaest divulgou, nesta quarta-feira (12), a primeira pesquisa eleitoral de 2022 para a presidência da República. De acordo com os números, o ex-presidente Lula (PT) se mantém na liderança com 45% das intenções de voto contra 23% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) continua caindo na porcentagem e, agora, briga pela quarta posição com João Doria (PSDB).
O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) aparece na terceira posição com 9% das intenções de voto. Ciro é o quarto, com 5%. Logo abaixo está o governador de São Paulo, João Doria, com 3%. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) é a sexta colocada com 1%.
Outros possíveis candidatos como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e o cientista político, Felipe D’Ávila (Novo), não pontuaram. Brancos e Nulo estão em 8%, e indecisos 4%.
Em um possível segundo turno, Lula venceria todos os adversários. Contra Ciro, por exemplo, o petista aparece com 52% contra 21% do ex-governador do Ceará.
Cenário cearense - A diferença na pontuação que separa Lula de Ciro pode fazer com que o ex-presidente não se oponha a aliança PDT-PT no Ceará, satisfazendo à vontade do governador Camilo Santana (PT). Enquanto isso, Lula deve manter a postura de não rebater as acusações do pedetista na disputa pelo Planalto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário