Período das mortes se refere aos últimos 15 dias - Apuração é para saber se óbitos foram provocados por Covid-19 ou Influenza
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira (5), que está investigando as causas de 19 óbitos domiciliares em Fortaleza em decorrência de síndromes gripais. A informação foi adiantada pelo titular da pasta, Marcos Gadelha.
Segundo a Secretaria da Saúde, esses óbitos domiciliares por síndromes gripais aconteceram nos últimos 15 dias. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covep) está investigando se elas ocorreram após quadros de Influenza ou Covid-19.
O número de atendimentos por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) subiu mais de 1000% no mês de dezembro, em comparação com o mês de novembro. Segundo dados do IntegraSUS, o índice de atendimentos por gripe saiu de 415 pacientes atendidos para 4.890. Já por Covid-19, o aumento foi de 787 para 1.252.
Apenas nos primeiros quatro dias do ano, o IntegraSUS já registra 5.474 atendimentos por síndrome gripal nas UPAs de Fortaleza.
De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, os números de internação em enfermaria e terapia intensiva vêm crescendo.
O IntegraSUS registra esse aumento na demanda por leitos de enfermaria e UTI. Conforme dados desta quarta-feira (5), 118 pessoas aguardavam transferência para leitos de enfermaria e 49 para UTIs. Há um mês, esses números eram, respectivamente, 17 e 8.
Nenhum comentário:
Postar um comentário