CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Ceará tem 33% das UTIs adulto ocupadas por pacientes com coronavirus


As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Ceará que atendem adultos com Covid-19 registram média de ocupação de 33,88%. Os dados foram divulgados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) com base em informações colhidas até às 18h04min desta quarta-feira, 25. Índices são extraídos levando em consideração entidades públicas e particulares.

Segundo monitoramento, a média geral de ocupação das UTIs situadas na Unidade Federativa é de 36,3%. A parte do equipamento que apresenta o maior percentual de ocupação é aquela voltada para o tratamento de crianças, apontando 66,67%. Ala gestante e neonatal não aparecem atualizadas.

Em relação às enfermarias, para onde são encaminhados os casos menos graves da doença, a média geral de ocupação é de 31,5%. O maior percentual de ocupação, assim como nas UTIs, também é percebido na ala infantil: 45,71%. Enfermaria adulto registra 17,74%. Informações sobre ala gestante e Neonatal não foram atualizadas no sistema.

Das regiões de saúde do Estado, o Sertão Central é a que apresenta o maior índice de ocupação das chamadas "UTI Covid", registrando percentual de 39,13%. As demais apresentam índices de: Fortaleza (36,3%), Sobral (25,23%), Cariri (25%) e Litoral Leste/ Jaguaribe (20%).

Fila de espera por leitos

Segundo IntegraSUS, considerando dados colhidos até às 13h02min, um total de 23 pessoas estão aguardando pela transferência a um leito especifico de tratamento da Covid-19. Desses, 18 esperam para irem a enfermarias e cinco aguardam pela transferência a leitos de UTI.

Dentre os pacientes, dez são de Fortaleza, estando quatro em Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e quatro em hospitais municipais. A Capital foi o epicentro da doença pandêmica no Estado e passa agora, junto aos demais municípios, por um processo de flexibilização das atividades.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário