Morreu na madrugada deste sábado (três de abril), aos 94 anos, de covid-19, o ex-governador do Ceará, José Adauto Bezerra (foto).
Adauto Bezerra estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Monte Klinikum há uma semana, após testar positivo para covid-19.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) vai decretar luto oficial de três dias no Estado. O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos) decretará luto de sete dias na cidade em homenagem a Adauto Bezerra.
Os familiares ainda não divulgaram informações sobre velório e sepultamento.
Biografia - José Adauto Bezerra nasceu em três de julho de 1926, em Juazeiro do Norte. Filho de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra. Aluno da Academia Militar das Agulhas Negras no Rio de Janeiro onde concluiu o curso de Oficial do Exército, estreou na política via UDN e teve o apoio da família para ser eleito deputado estadual em 1958, 1962, 1966 e 1970 disputando estas duas últimas eleições pela Arena, chegando a assumir o Governo do Ceará duas vezes na condição de presidente da Assembleia Legislativa.
Em 1974 foi indicado governador do Ceará pelo presidente do Brasil, Ernesto Geisel renunciando ao cargo para disputar o pleito de 1978 no qual foi eleito deputado federal. Para evitar cisões no esquema governista firmou em março de 1982 o Acordo dos Coronéis ou Acordo de Brasília com César Cals e Virgílio Távora para assegurar a eleição do professor economista Luiz Gonzaga Mota para governador, sendo que o PDS venceu a contenda com Adauto Bezerra como vice-governador.
Em 1985 transferiu-se para o PFL e foi candidato a governador do Ceará em 1986 sendo derrotado por Tasso Jereissati (PMDB).
Nomeado para o comando da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) pelo então presidente do Brasil, Fernando Collor em maio de 1990, afastou-se da Política ao deixar o cargo e tornou-se sócio-proprietário do Bicbanco ao lado de seu irmão gêmeo Humberto Bezerra (falecido). Em 2019 vendeu o Bic Banco para investidores chineses e continuou negócios no ramo da Construção Civil.
Nas cidades cearense de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Jardim, Canindé e Monsenhor Tabosa há Escolas com o nome de Adauto Bezerra.
Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Adauto Bezerra:Empresário Tácito Forte - Morreu nesta manhã, em Fortaleza, o coronel Adauto Bezerra (94), vítima da covid-19. Ele, Cesar Cals e Virgílio Távora - também falecidos - governaram o Ceará por muitos anos durante o período militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário