![]() |
| Foto Agência Brasil. |
O Ministério da Saúde anunciou, nesta última quarta-feira (4), a oferta de 86 vagas imediatas para o segundo ciclo do Programa Mais Médicos Especialistas no Ceará. Os profissionais devem atuar em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública de 14 municípios do Estado.
O novo edital do programa foi publicado na terça-feira (3) e as inscrições já estão abertas. Os interessados podem se inscrever na plataforma da UNA-SUS até o dia 19 de fevereiro.
Os municípios cearenses integrantes do programa são Acopiara, Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Crateús, Crato, Fortaleza, Icó, Iguatu, Mauriti, Quixadá, Quixeramobim, Sobral e Tauá.
Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa prevê a seleção de 900 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica.
O programa visa ampliar o acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS) e levar o serviço a regiões remotas, com alta demanda e maior vulnerabilidade social.
No total, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões do Brasil e, com o novo edital, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais.
No Ceará, 103 médicos trabalham em áreas como anestesiologia, cirurgia geral e radiologia, em diversos municípios cearenses.
Com informações do Diário do Nordeste.
Transnordestina terá dez terminais logísticos ao longo da ferrovia
![]() |
| Foto Aurélio Alves |
A Transnordestina deve contar com dez terminais logísticos ao longo dos 1.206 quilômetros de extensão entre o município de Eliseu Martins (PI) e o Complexo do Pecém (CE), segundo revelou a TLSA, empresa responsável pelo projeto da ferrovia.
Dos dez, dois estão localizados no Piauí, outros dois em Pernambuco, e os seis demais estão no Ceará. O primeiro a entrar em operação é o da cidade cearense de Iguatu, de acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR).
O Povo noticiou em primeira mão o número em negociação em junho do ano passado, quando o então presidente da TLSA, Tufi Daher Filho, revelou as negociações.
"Cada cidade quer instalar um terminal intermodal. Estamos conversando com todos e sem distinção. É justo que isso aconteça, mas tudo depende muito do volume de carga que cada cidade produz ou recebe. Aqueles que estiverem aptos, nós vamos instalar", afirmou à época, quando foi assinada a ordem de serviço do trecho 8 do empreendimento.
Onde estão localizados os projetos de terminais logísticos?
Em comunicado emitido pelo MDIR, a TLSA revelou os locais dos dez projetos, citando as cidades onde eles devem estar instalados ao longo da ferrovia, confira:
Localização dos terminais logísticos previstos pela TLSA:
Eliseu Martins/PI
Bela Vista do Piauí/PI
Trindade/PE
Salgueiro/PE
Missão Velha/CE
Iguatu/CE
Quixeramobim/CE (porto seco)
Quixadá/CE
Maranguape/CE
TUP NELOG - Porto do Pecém/ CE
"Até o momento, sete dos terminais serão construídos e operados pela própria TLSA, enquanto os outros dois e o porto seco serão de parceiros privados. Ainda que essas estruturas tenham contratos de parceria com a operadora da ferrovia, podem oferecer serviços sem etapas intermediárias e customizar o atendimento às demandas locais, garantindo que a Transnordestina atenda plenamente as diferentes vocações produtivas dos estados nordestinos", diz o comunicado do Ministério.
Com informações do O Povo.

.webp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário