![]() |
| Foto Aurélio Alves |
Enquanto as obras do porto seco seguem em fase de supressão vegetal autorizada pela Superintendência de Meio Ambiente do Ceará (Semace), com previsão de início de terraplanagem, drenagem e energia para o início de 2026, a instalação dos trilhos da Transnordestina se aproximam do terreno, em Quixeramobim.
A operação, liderada pela FTL por meio da Marquise Infraestrutura, nivela o terreno e a colocação de trilhos deve ser o próximo passo.
A atualização foi feita em entrevista ao O Povo pelo CEO da Value Global, Ricardo Azevedo, responsável pelo projeto do porto seco de Quixeramobim.
Segundo ele, o projeto da ferrovia avança de maneira constante, seguindo os prazos de obra.
Novidade no projeto da Transnordestina na passagem prevista pelo complexo logístico da Value é que agora serão duas linhas de trem desviadas da principal, para movimentação de cargas em contêineres, o que deve agilizar os processos durante as paradas previstas da locomotiva. Inicialmente, era prevista a instalação de uma linha desviada.
Ricardo diz que essa expansão vai facilitar a operação de carga e descarga, principalmente de granéis sólidos, como grãos e minerais.
"A obra da Transnordestina está muito próxima do nosso terreno, vindo desde Acopiara num ritmo muito bom. Acreditamos que possamos iniciar a fase 1 da nossa operação dentro da previsão, em agosto de 2026, operando carga e descarga de granéis e contêineres gerais", afirma.
Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário