![]() |
Foto Divulgação / Casa Civil do Ceará |
A pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (5), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os possíveis adversários do campo da direita na eleição presidencial de 2026, caso o pleito fosse realizado hoje.
O levantamento testou diversos cenários, incluindo o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – que está inelegível, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de modo que não poderá disputar o pleito do ano que vem. Também foram pesquisados cenários com Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo).
Na hipótese de disputa entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 36% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro. Outros candidatos, como Ciro Gomes (PDT), aparecem com 12%, enquanto Pablo Marçal (PRTB) e Eduardo Leite (PSDB) registram 7% e 5%, respectivamente. Brancos e nulos somam 9%, e 2% dos entrevistados não souberam responder.
Em cenários sem a presença do ex-presidente, Lula mantém a liderança contra outros nomes ligados ao campo do bolsonarismo. Contra Michelle Bolsonaro, por exemplo, o petista alcança 35% das intenções de voto, enquanto ela registra 15%. Em uma disputa com Eduardo Bolsonaro, Lula também lidera com 35%, enquanto o deputado federal fica com 11%. Já contra Tarcísio de Freitas, Lula atinge 43%, enquanto o governador de São Paulo soma 24%.
A pesquisa também incluiu nomes como Ratinho Junior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite. Todos aparecem com intenções de voto entre 2% e 5%.
Com informações do Portal GC Mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário