Alta no índice é referente ao período de junho, início da retomada econômica no estado, a agosto.
No Ceará, a velocidade de contaminação pela Covid-19, de modo geral, está reduzindo. Mas o vírus segue se propagando e, de junho a agosto, os jovens de 20 a 29 anos são proporcionalmente o grupo etário (divisão de 10 em 10 anos) que mais registrou alta na contaminação.
Em 1º de junho - data da reabertura gradual das atividades econômicas no Estado - do total de contaminados, 14,61% eram deste grupo etário. No dia 15 de agosto, essa proporção subiu para 16,97% do total. Em números absolutos, até o dia 15 de agosto, 201.772 pessoas foram contaminadas, sendo 34.246 com idade entre 20 a 29 anos. Atualmente, já são mais de 205 mil casos da doença.
Este é o maior crescimento proporcional neste intervalo de tempo. O acréscimo de novos casos, fez com que no Ceará, pessoas que têm entre 20 e 29 anos sejam o terceiro grupo de maior incidência da doença no Estado. Pessoas com 30 a 39 anos, seguidas por aquelas com 40 a 49 anos, ainda são as mais contaminadas. No começo de junho, os jovens eram o quarto grupo etário mais infectado.
Os dados constam na plataforma virtual Integrasus da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Outros dois grupos etários que também tiveram crescimento proporcional no Estado foram os de 10 a 19 anos e de crianças de 0 a 9 anos. Ainda assim, este dois grupos não estão entre os que mais têm casos da doença. Todos os demais grupos tiveram queda em termos proporcionais dentro do conjunto total de casos.
Conforme alerta das autoridades, a alta na contaminação dos jovens representa um perigo para os próprios indivíduos desta faixa etária, mas também preocupa porque pode repercutir na infecção de pessoas mais velhas e mais vulneráveis.
Via G1 CEARÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário