CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 9 de junho de 2015

Roteador carrega bateria do celular via Wi-Fi enquanto dá acesso à Internet


Pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram uma tecnologia capaz de carregar aparelhos utilizando a rede sem fio da Internet. O projeto, que ainda está em fase de testes, permite que um dispositivo adaptados, como um smartphone ou um carregador de baterias, transforme em energia elétrica o sinal emitido por um roteador Wi-Fi.

Carregar aparelhos pelo Wi-Fi não é nenhuma novidade. Na CES deste ano, uma solução apresentada pela Energeous permite que vários aparelhos sejam carregados de forma remota. No entanto, o produto tem uma limitação: não funciona também como um roteador, somente como carregador.
O diferencial da tecnologia criada pelos pesquisadores está na capacidade do aparelho funcionar de forma simultânea, tanto oferecendo conexão à internet quanto eletricidade sem fio aos dispositivos conectados.
O projeto utiliza sensores especiais nos dispositivos, responsáveis por transformar o sinal de radiofrequencia emitido pelos roteadores em energia. Nos roteadores não é preciso nenhum acessório adicional, bastando apenas a instalação de um novo firmware. Mesmo com o limite de potência, nos testes realizados foi possível carregar uma bateria de células de lítio a uma distância de cerca de 8 metros do roteador.
A pesquisa ainda está em fase experimental, sendo testada em casas na região de Seattle, nos Estados Unidos, sem previsão de chegar ao mercado. Um dos problemas que a equipe quer resolver é o limite de potência dos roteadores regulamentado pelo FCC, órgão nos EUA equivalente à brasileira Anatel.
Fonte: Wired

Produção de veículos cai e volta ao nível de 2005

A produção de veículos no Brasil caiu 25,3% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2014, segundo números divulgados pela associação de fabricantes (Anfavea)nesta segunda-feira (8).
Foram montadas 210,1 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em abril, o montante chegou a 217,6 mil, o que resulta em uma queda de 3,4%.
"Com este nível de produção retornamos ao ano de 2005, com um destaque extremamente negativo, a produção de caminhões, que retorna a maio de 1999. Já conferi este número 3 vezes", afirma Luiz Moan, presidente da Anfavea.
Em maio de 2005, a produção de veículos estava em 207.369 unidades, enquanto a de caminhões, em 1999, era de 4.754 unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário