CRATO NOTICIAS player

sábado, 29 de março de 2025

Medicamentos ficarão quase 4% mais caros em abril

 

Em meados de abril, os consumidores deverão se deparar com um aumento de aproximadamente 3,8% nos preços dos medicamentos nas farmácias. Esse reajuste é uma consequência do ajuste anual nos preços máximos estabelecidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

Embora o reajuste já tenha sido acordado, a oficialização por parte da Cmed está prevista para acontecer em breve, com o aumento valendo a partir de 1º de abril. Apesar do crescimento nos preços, esse reajuste será menos impactante do que os aumentos registrados em outros anos.


Foto: Reprodução

Vale ressaltar que o reajuste é uma atualização dos valores máximos permitidos para os medicamentos, os quais variam conforme o nível de concorrência no mercado. Isso significa que, em alguns casos, o impacto nos preços será mais significativo do que em outros e também não representa um aumento automático.

Se o reajuste de 3,8% for confirmado, ele será o menor desde 2018, quando os preços dos medicamentos subiram 2,4% em média. Nos anos seguintes, os aumentos foram maiores, com 10,08% em 2021 e 10,89% em 2022. Em 2024, o reajuste foi de 4,5%.

Nota de Falecimento cinthia tatiana moreira

Mulher é morta a tiros ao lado de igreja no centro de Jijoca de Jericoacoara



Uma mulher foi morta a tiros no município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, ao lado de uma igreja, no Centro. A vítima, identificada como Eva Antonia de Araujo, teria sido abordada por dois homens em uma motocicleta, que perguntaram a ela como se chamava e, tendo a confirmação da identidade do alvo, realizaram os disparos. Ela morreu no local.

Após o ocorrido, as forças de segurança foram acionadas e agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) se dirigiram ao local da ocorrência para averiguar o crime. Os agentes permaneceram no local, levantando informações e isolando a área. Profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também estiveram presentes, para colher material para a análise pericial.

Mulher é morta a tiros ao lado de igreja no Centro de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará

A motivação da execução segue desconhecida, devendo ainda ser investigada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Não há, até o momento, informações sobre a identificação ou o paradeiro dos suspeitos. O GCMAIS entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e atualizará o texto quando obtiver resposta sobre o caso.

No momento da execução, acontecia uma missa na igreja logo ao lado. A celebração religiosa teve que ser interrompida, com fiéis tendo se dispersado, em apreensão, após ouvirem os sons dos disparos.

O presidente da Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara, vereador Daniel Souza, publicou nota de pesar sobre o ocorrido. “Neste momento de profunda tristeza, reforço meus mais sinceros votos de condolências. Eva era uma pessoa muito querida por mim e todos ao seu redor”, pontuou. Ele diz ainda que não conseguiu “dar continuidade à sessão ordinária de hoje”. “Peço a compreensão da população e apresento minhas desculpas pelo ocorrido, causado por uma circunstância alheia à nossa vontade.”

Fonte: GC Mais

Terremoto de magnitude 7.7 atinge Mianmar e derruba prédio na Tailândia

 


O noroeste de Mianmar foi atingindo por um terremoto de magnitude 7.7 na escala Richter, nesta sexta-feira (28), que também foi fortemente sentido na China e na Tailândia. O abalo sísmico que acorreu durante a madrugada, no horário de Brasília, causou tumulto nos países asiáticos. No território tailandês, alguns prédios chegaram a desabar com os tremores.

O epicentro foi registrado nas proximidades da cidade de Mandalay, a cerca de 10 km de distância do solo, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Essa profundidade superficial foi um dos fatores para fazer com que o terremoto fosse sentido com maior intensidade pelos moradores.

Terremoto atinge Mianmar e derruba prédios na Tailândia
O terremoto, que ocorreu por volta das 12h50 do horário local, foi seguido por um tremor secundário de magnitude 6.4 na mesma região, minutos depois, também a uma profundidade superficial de 10 km. A força do terremoto foi tão intensa que danificou estruturas em Mianmar, incluindo pontes, casas e santuários religiosos. Em Aungban, um hotel desabou, deixando várias pessoas presas nos escombros.

Na Tailândia, o terremoto foi sentido com intensidade, especialmente na capital Bangkok, que fica a quase 1.000 quilômetros do epicentro. Em Bangkok, um prédio em construção, de mais de 30 andares, desabou, deixando pelo menos 43 operários presos nos escombros. As autoridades tailandesas decretaram estado de emergência na cidade.

Fonte: GC Mais

Caso Robinho: relator, Fux vota para manter prisão do ex-jogador


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta sexta-feira (28) para manter a prisão do ex-jogador Robinho. O tema está em análise no plenário virtual.

Os advogados querem a suspensão do cumprimento da pena. Em novembro de 2024, por 9 votos a 2, o Supremo rejeitou pedidos de liberdade do ex-jogador.

Fux entendeu que a defesa está tentando rediscutir temas que já foram deliberados.

“Verifica-se, portanto, da leitura do acórdão, e pelas próprias razões recursais, que o embargante tenta, pela via imprópria, rediscutir tema que já foi objeto de análise […]”, diz Fux no voto.

No plenário virtual, os ministros apresentam seus votos em uma página eletrônica do Supremo.

O julgamento desse recurso de Robinho vai até o próximo dia 4, se nenhum ministro pedir mais prazo ou quiser enviar o caso para o plenário físico.

Situação atual de Robinho

 

Desde março do ano passado, o ex-jogador está preso em Tremembé, no Vale do Paraíba, em São Paulo. A pena é pelo crime de estupro coletivo (violência sexual de grupo). O delito ocorreu em 2013, na Itália.

Robinho cumpre pena por determinação do Superior Tribunal de Justiça. Após a decisão do STJ, a defesa acionou o Supremo Tribunal Federal, que negou o pedido de liberdade ao ex-jogador.

Segundo a acusação, Robinho e outros cinco homens violentaram uma mulher albanesa em uma boate em Milão – o atleta era jogador do Milan na época. Em 2022, a decisão se tornou definitiva, ou seja, sem a possibilidade de novos recursos.

Em novembro do ano passado, a Corte negou dois pedidos de liberdade apresentados pela defesa de Robinho. Os advogados contestaram a legalidade da prisão do ex-jogador, realizada em março de 2024.

O primeiro pedido foi apresentado logo após a determinação do STJ. O segundo, quando o tribunal publicou os detalhes de suas conclusões.

Julgamento de recursos

 

Agora, o STF analisa um pedido de advogados para rever a esta decisão.

No recurso ao tribunal, os advogados alegaram que o mecanismo de transferência de execução não pode ser aplicada ao caso. Isso porque o crime ocorreu em 2013 – portanto, é anterior à vigência da Lei de Migração, de 2017.

Para a defesa, a Corte deve definir se a Lei de Migração pode ou não ser aplicada de forma retroativa

“Sendo certo que o art. 100 da Lei de Migração aumentou o poder punitivo Estatal, ao autorizar a homologação de decisão estrangeira para cumprimento da pena no Brasil, não se pode negar que é ele impregnado de nítido caráter penal contra o cidadão que venha a ser acusado de cometimento de crime”, afirmaram.

Fonte: G1

Agressor de mulher terá de usar tornozeleira eletrônica, aprova Senado

 

O Plenário do Senado aprovou, na última quarta-feira (26), o projeto de lei que permite o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. O objetivo é garantir o cumprimento de medidas protetivas em casos de violência doméstica e familiar. O texto também prevê que a vítima e a polícia sejam alertadas sobre uma aproximação indevida do agressor.

PL 5.427/2023, do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), recebeu voto favorável da relatora, a senadora Leila Barros (PDT-DF). Ele vai à sanção.

— Nós sabemos que muitas das mulheres que são vítimas de feminicídio morrem mesmo com medida protetiva. Temos que buscar todo tipo de mecanismo para que possamos ajudar essas mulheres que se sentem ameaçadas. Vamos à luta — disse Leila.

O texto aprovado prevê que o juiz também pode oferecer dispositivo de segurança — como um aplicativo de celular ou “botão do pânico” — que alerte a vítima e a polícia em caso de aproximação ilícita do agressor. Isso porque a medida protetiva de urgência limita os locais que o infrator pode frequentar, com o objetivo de proteger a mulher.

Proteção

De acordo com a Lei Maria da Penha, de 2006, em casos de violência doméstica e familiar o juiz pode aplicar de imediato medidas como afastamento do lar, proibição de aproximação e contato com a vítima e e comparecimento a programas de reeducação, entre outras. O texto aprovado inclui o monitoramento eletrônico a essa lista.

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), que sugeriu o projeto para ser pautado no Plenário, disse que diversos dispositivos poderão ser usados para o monitoramento, como tornozeleiras, pulseiras, chaveiros e celulares. Ela também afirmou que a proposta é uma medida necessária diante da realidade de algumas relações abusivas.

— Você não consegue coibir o agressor quando ele quer matar uma mulher, é muito difícil. Ela tem que se esconder, realmente, senão ele a mata — lamentou.

O senador Paulo Paim (PT-RS) foi relator do projeto na Comissão de Direitos Humanos (CDH). Ele disse que vai trabalhar para que o texto seja sancionado e vire lei.

Trabalho conjunto

Será arquivado o PL 5.512/2023, do senador Magno Malta (PL-ES), que tramitava em conjunto com o PL 5.421, pois ele trata do mesmo tema. Malta lembrou que foi autor do projeto de lei que deu origem à Lei da Tornozeleira Eletrônica (Lei 12.258, de 2010).

— O risco é verdadeiro e virou regra, não é exceção. Essa medida vem em boa hora. O botão do pânico é muito importante, mas, sozinho, ainda é muito pouco. [Com] a tornozeleira aliada ao botão do pânico nós criamos muita dificuldade para o valentão que gosta de bater em mulher.

Fonte: Agência Senado

Prefeitura vai instalar energia solar em todas as escolas e UBSs do Crato, anuncia prefeito

 

Segundo o prefeito André Barreto, a medida deverá reduzir até 50% dos custos com energia elétrica do município.
Rogério Brito
Foto: Guto Vital/Portal Miséria

O prefeito do Crato, André Barreto (PT), anunciou nesta quinta-feira (27) que pretende implantar sistemas de energia nas mais de 60 escolas do município, além das unidades básicas de saúde e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Crato (Saaec). Segundo o gestor, a medida deverá reduzir até 50% dos custos com energia elétrica do município.

“Minha expectativa é que este ano a gente possa começar pelas escolas, nós temos 63 escolas. Posteriormente também nas unidades de saúde e, principalmente, na Saaec, que é de todos os órgãos do município o que consome mais energia, das bombas dos poços profundos”, disse o prefeito em entrevista à TV Miséria.

André Barreto destacou também que a projeto já está sendo avaliado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. “O município vai fazer um grande investimento. É importante para gerar economia para o município, e isso acaba gerando economia também para os consumidores”, acrescentou.

Assista:


Motorista fica preso dentro de veículo em meio a correnteza durante forte chuva em Juazeiro do Norte

Foto Reprodução 
Um motorista ficou preso no carro em meio a uma enchente que se formou após uma chuva forte na cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, na manhã desta sexta-feira (28). A precipitação deixou várias vias alagadas no município.

Vídeos gravados por testemunhas mostram o veículo parado e com a parte traseira submersa pela correnteza formada com a chuva forte. O motorista foi retirado do veículo.

Outro ponto de alagamento foi registrado na Avenida Leão Sampaio, uma das principais vias da cidade, que liga Barbalha a Juazeiro do Norte.

De acordo com os dados pluviométricos, repassados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) municipal, no posto central a chuva chegou a 85 milímetros, já na Vila São Gonçalo, chegou em 29 milímetros.

Vários condutores ficaram impossibilitados de passar por conta da água, que encobriu toda pista. Já os que se arriscaram, encontraram dificuldades e o trânsito lento.

No Bairro Antônio Vieira, parte do muro de uma casa caiu. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

A Seinfra informou que tem atuado com equipes emergenciais diariamente nas áreas impactadas pelas chuvas.

"A Seinfra tem mapeado os principais locais visando minimizar os impactos. A Lagoa Seca, historicamente vulnerável por ser um local de grande acúmulo de águas pluviais, integra o projeto de macrodrenagem que tem a perspectiva de iniciar ainda este ano. 

O convênio com a Corporação Andina de Fomento (CAF), conhecido por Programa de Saneamento e Infraestrutura Urbana de Juazeiro do Norte, possibilita que o município desenvolva obras para sanar grande percentual desses problemas", disse o órgão.

Com informações do G1 Ceará.

Praias do Ceará estão sendo 'corroídas’ e perdem até 81 metros de costa com avanço do mar

Foto Cientista Chefe Meio Ambiente/Planejamento Espacial Ambiental (2024)
Todos os municípios do litoral cearense têm algum trecho impactado negativamente pelo avanço do mar. Embora a erosão seja um fenômeno natural, recebe influência direta das mudanças climáticas e de atividades humanas na infraestrutura costeira. O processo atinge as localidades de diferentes formas e, em algumas praias, já corroeu mais de 80 metros da linha de costa, o equivalente a um prédio de 25 andares.

As informações são do Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira do Ceará (PCEC), produto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e documento-base para o gerenciamento de riscos e impactos costeiros no Estado.

Os pesquisadores avaliaram mais de 500 pontos do litoral a partir de imagens de satélite, entre os anos de 2016 e 2024, e constataram quase metade da costa comprometida pela erosão. O processo implica na perda de sedimentos, como areia, rochas e minerais, e torna o ambiente mais vulnerável a ondas, ventos e marés.

O indicador utilizado no estudo foi a taxa de regressão linear (LRR), que aponta uma variação em metros por ano da linha de costa. Esse traçado separa a terra do mar e representa a fronteira entre os dois elementos. Para a classificação, foram consideradas quatro categorias:

Erosão crítica: perdas acima de -1 m/ano

Erosão: perdas entre -0,5 e -1 m/ano

Estabilidade: taxas entre -0,5 e 0,5 m/ano

Progradação: ganhos acima de 0,5 m/ano

O método permite visualizar ciclos e tendências erosivas ou de crescimento de praias, através de uma taxa de variação anual positiva ou negativa, e pode servir como parâmetro para a projeção de cenários.

Davis de Paula, doutor em Ciências do Mar, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e membro da equipe técnica do estudo, explica que, quando se fala em recuo da linha de costa, é preciso entender que o indicador é “móvel e dinâmico” e deve ser avaliado a longo prazo.

“Nossas praias diariamente sofrem alterações. No Ceará, duas vezes ao dia, você tem maré cheia, e a linha de costa pode ser alterada. Ela pode ir mais para o continente ou regressar em direção ao mar. É uma variação normal”, ressalta.

Com informações do Diário do Nordeste.

Condenação de Daniel Alves por estupro é anulada pela Justiça espanhola

Foto Loic Venance/AFP

Um tribunal de apelações da Espanha anulou a condenação contra o ex-jogador brasileiro Daniel Alves pelo crime de agressão sexual, informou nesta sexta-feira (28), o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJCat). 

O antigo atleta havia sido sentenciado a 4 anos e seis meses de prisão por violentar sexualmente uma jovem de 23 anos, na boate Sutton, em Barcelona, em dezembro de 2022.

Em um comunicado, a Corte informou que os juízes decidiram por unanimidade dar razão ao brasileiro e anular uma sentença condenatória na qual encontraram "lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições sobre os fatos" ocorridos em uma casa noturna da cidade espanhola, em 31 de dezembro daquele ano.

Com informações do Diário do Nordeste e AFP.

Quatro brasileiros deportados dos Estados Unidos são presos ao desembarcar em Fortaleza

Foto Davi Rocha/TV Verdes Mares
Aterrissou no Aeroporto de Fortaleza, às 9h35 desta sexta-feira (28), a aeronave com 104 brasileiros deportados dos Estados Unidos. 

É o quinto voo a desembarcar no Brasil desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA e adotou políticas para deportados estrangeiros ilegais.

Quatro passageiros que desembarcaram em Fortaleza têm restrições na Justiça brasileira e foram presos logo após o desembarque.

De acordo com Paulo Victor Resende, gerente de projetos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os quatro brasileiros foram retirados do avião pela Polícia Federal, antes do desembarque dos demais passageiros.

Conforme Socorro França, secretária dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, estes passageiros serão encaminhados para a sede da Perícia Forense, onde farão os procedimentos legais de saúde antes de serem apresentados ao sistema penitenciário estadual. Em seguida, cabe à Justiça definir em que estado eles devem ficar presos.

Ainda de acordo com a Secretaria, o voo traz também sete crianças e adolescentes. Após o desembarque em Fortaleza, será disponibilizado aos repatriados um novo voo operado pela Força Aérea Brasileira com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG), em Confins.

Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, aproximadamente 75 passageiros seguirão para Belo Horizonte, enquanto os demais ficarão em Fortaleza e deverão ir para outros destinos do Brasil.

Conforme Paulo Victor Resende, o voo trouxe 10 núcleos familiares. Cerca de metade dos passageiros têm idades inferiores a 30 anos. Aproximadamente 75% dos repatriados que chegaram neste voo são do sexo masculino. O grupo não continha pessoas acima de 60 anos.

Com informações do G1 Ceará.

Idoso morre após ser atropelado em Várzea Alegre

Foto Site Várzea Alegre Agora 
Um idoso morreu após ser atropelado na noite desta quinta-feira, 27, no trecho urbano da BR-230, no Bairro Riachinho, em Várzea Alegre.

A informação é da Polícia Militar e confirmada pelo Serviço Móvel de Urgência – Samu, que socorreu a vítima de nome Raimundo Elizeu Gonçalves, aposentado de 84 anos.

O acidente ocorreu no começo da tarde, mas o idoso veio a óbito durante à noite, por volta das 23 horas. O condutor do veículo não foi identificado.

A Polícia não obteve informações das circunstâncias do acidente, apenas que o condutor do veículo, não identificado, se evadiu do local.

O idoso era casado, natural de Juazeiro do Norte\CE, mas residia sozinho na rua Pedro Orelha, bairro Patos, em Várzea Alegre. O caso foi comunicado a Perícia Forense do Estado do Ceará – Pefoce e agentes compareceram no hospital para as medidas cabíveis.

Com informações do Site Várzea Alegre Agora.

Whindersson Nunes recebe alta de clínica psiquiátrica em São Paulo e reencontra os pais

Foto Reprodução/Redes Sociais
O humorista e youtuber Whindersson Nunes recebeu alta, nessa última quinta-feira (27), da clínica psiquiátrica onde estava internado desde fevereiro, em São Paulo. Por meio do Instagram, o comediante publicou uma selfie em que aparece "estrangulando" o próprio reflexo com a legenda "lili cantou", uma abreviação da palavra "liberdade".

Hidelbrando de Souza Batista, pai de Whindersson, compartilhou o reencontro com o filho nas redes sociais. "Bem-vindo à sua rotina. Que essa nova fase de sua vida seja diferente de tudo. Que seja repleta de coisas boas. Só coisas boas", escreveu.

Valdenice Nunes, mãe do Whindersson, também celebrou o retorno do humorista. "Ele chegou com força total. Vamos que vamos. Bem-vindo de volta para nos alegrar e fazer nossas vidas mais felizes com todos seus fãs. Te amo", afirmou.

Com informações do Diário do Nordeste.

Chove em mais de 90 munícipios cearenses nesta sexta-feira, 28

Foto Júlio César
O Ceará tem 93 municípios com registro de chuvas entre 7 horas de quinta-feira, 27, e 7 horas desta sexta-feira, 28. As precipitações concentram-se principalmente no Cariri e Sertão Central e Inhamuns. 

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido aviso de perigo para chuvas intensas até as 10 horas desta sexta para o Norte, Noroeste, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Jaguaribe, Sul, Sertões e Centro-Sul.

Nas últimas 24h, mas temperaturas nos municípios do Ceará variaram entre a máxima de 41,9° C, em Penaforte, e 23,3º C em Missão Velha.

Onda de calor permeou os últimas dias e impactou ocorrência pluviométrica.

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que todas as macrorregiões do Estado devem registrar chuva até este sábado, 29, com os maiores acumulados previstos para a faixa litorânea, serrana e ao sul.

Durante a manhã, são esperados acumulados no litoral.

Já no período da tarde e noite, há previsão de pluviosidade isolada em todas as macrorregiões. Ocorrências passageiras e díspares devem marcar este domingo, 30.

Barbalha, no Cariri, registrou o maior índice, com 94 milímetros (mm).

Conforme dados da Funceme, as demais localidades foram Juazeiro do Norte (85 mm), Missão Velha (68, 4 mm), Jati (65 mm), Jardim (55 mm), Catarina (46 mm), Aurora (43, 2 mm) e Caririaçu (42 mm).

Fortaleza marcou 26 mm no posto Caça e Pesca, 10, 2 mm na Defesa Civil e 6, 8 mm na Maraponga.

Com informações do O Povo.

Dorival Júnior é demitido da Seleção Brasileira

Foto Rafael Ribeiro/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a demissão de Dorival Júnior do cargo de técnico da Seleção Brasileira. 

A decisão foi tomada após reunião na sede da CBF realizada na tarde desta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro (RJ).

Em nota, a CBF disse que procura por um substituto.

"A Confederação Brasileira de Futebol informa que o técnico Dorival Júnior não comanda mais a Seleção Brasileira. A direção agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira. A partir de agora, a CBF vai trabalhar em busca do substituto", diz a nota.

Deputado que cometer violência política de gênero poderá perder o mandato no Ceará

Foto José Leomar/Assembleia Legislativa
 

A deputada estadual Larissa Gaspar (PT) protocolou nesta semana um projeto de lei que tem como objetivo coibir a violência política de gênero na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). 

Segundo a proposta, que altera o Código de Ética da Casa, o parlamentar que tiver esse tipo de postura poderá perder o mandato. "Precisamos avançar ainda mais para garantir que nenhuma mulher seja silenciada ou intimidada no exercício de seu mandato", destaca a petista.

O Código de Ética da Alece alerta, no artigo 5º, inciso XXV, que é proibida a "violência política de gênero, entendida como o ato de assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, deputada no exercício de mandato eletivo, utilizando-se de desacato ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou dificultar o exercício do mandato”.

O projeto altera o artigo 22, prevendo que o deputado estadual que se opuser ou infringir as normas estabelecidas no artigo 5º perderá o mandato por decisão da Assembleia Legislativa, mediante provocação da Mesa Diretora ou de partido político representado na Alece, por ter atuado em desacordo com o decoro parlamentar.

De acordo com a Lei nº 14.192/2021, são estabelecidas normas para prevenir e combater a violência política contra a mulher. A justificativa do projeto de lei da deputada Larissa Gaspar surgiu da constatação de que a violência política contra a mulher é uma realidade presente em diversos espaços, sejam eles físicos ou visuais.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, dos 46 deputados, apenas oito são mulheres, o que representa um percentual de 17,4%. Na avaliação de Larissa Gaspar, a expressa determinação dessa conduta como quebra de decoro parlamentar fortalece o regime democrático e contribui para um ambiente político mais justo e respeitoso, garantindo que todos os parlamentares possam exercer suas funções com segurança e dignidade.

Com informações do O Povo.

Brasil criou quase 432 mil empregos formais em fevereiro

Foi Kid Júnior/ SVM
O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 431.995 empregos com carteira assinada. O balanço é do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo a pasta, esse é o maior saldo mensal registrado na nova série histórica do Caged, que começou em 2020.

O resultado de fevereiro decorreu de 2.579.192 admissões e de 2.147.197 desligamentos. No acumulado do ano, o saldo foi positivo em 576.081 empregos. Já nos últimos 12 meses, foi registrado saldo de 1.782.761 empregos.

Em relação ao estoque, a quantidade total de vínculos celetistas ativos, o país registrou, em fevereiro, um saldo de 47.780.769 vínculos, o que representa uma variação de +0,91% em relação ao estoque do mês anterior.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que os números de fevereiro são resultantes da política de investimentos e reindustrialização do país adotada pelo governo federal.

“Nós estimulamos um monte de investimento e esse é o resultado”, disse Marinho durante coletiva para apresentar os números na sede do ministério em Brasília.

“Nós estamos com um programa de reindustrialização, estamos motivando que a indústria se prepare para produzir os equipamentos de saúde, em vez de importar. Nós estamos com todo o debate sobre a transição climática, motivando investimento, queremos produzir SAF [sigla para o Combustível Sustentável de Aviação] no Brasil para substituir o combustível poluidor das aeronaves”, continuou.

Com informações da Agência Brasil.

Governo brasileiro deve avaliar projeto que aumenta a pena para roubo de celula

Foto Sergio Lima / AFP
Com desenho do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi enviado ao presidente Lula um projeto que visa aumentar em 50% a pena para recepção de itens eletrônicos como celulares, fios, ou outros itens roubados. 

Atualmente, a pena para esse tipo de crime é de um ano e quatro ou seis meses, chegando a máxima de quatro a seis anos. 

O texto propõe que a pena mínima para a receptação desses produtos pode subir de três para quatro anos de prisão (com aumento de 1/3) ou para quatro anos e meio (com aumento de 50%). Já a pena máxima passaria de oito para dez anos e seis meses (aumento de 1/3), ou até 12 anos (aumento de 50%).

Segundo o ministério, o projeto iria endurecer esse tipo de crime com base no enfraquecimento do mercado paralelo e dos delitos cometidos sob encomenda das organizações criminosas. O crime de receptação também passaria a punir familiares que adquiriram um bem roubado, algo que não acontece hoje segundo a legislação.

Antes de ser enviado ao Congresso, o presidente Lula irá avaliar o texto e propor mudanças, caso seja necessário, que, além do aumento da pena para o crime de receptação, também prevê a criação de um novo tipo penal: o de furto qualificado por encomenda, quando o crime for praticado mediante solicitação prévia de terceiros interessados nos objetos roubados.

Outro ponto apontado pelo texto é o combate ao chamado “gatonet”, que são serviços de transmissão pirada de canais ou serviços de streaming sem pagamento de assinatura, captando o sinal por meio do chamado TV Box, prática que tem crescido no país por meio de empresas com atuação ilegal.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará gerou mais de 6 mil empregos no mês de fevereiro

Foto Carlos Gibaja/ Governo do Ceará
De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o mês de fevereiro foi o melhor desde 2020 no número de empregos gerados em todo o Brasil. Segundo o Ministério, cerca de 432 mil brasileiros estão trabalhando com carteira assinada, resultado de 2,57 milhões de admissões e de 2,14 milhões de desligamentos. No Ceará, 6.488 empregos foram gerados no segundo mês do ano.

O balanço do Novo Caged é proveniente da relação entre o número de contratações com carteira assinada (60.215) e demissões (53.727). Os números são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. O nível de emprego formal variou positivamente no Ceará e atingiu o total de 1.415.342 pessoas com carteira assinada em fevereiro de 2025.

Em nível setorial, o destaque é para o setor de serviços, com uma representatividade na expansão do saldo de empregos formais da ordem de 51,47%. Neste contexto destacam-se áreas como a educação (1.971), saúde (785) e alojamento e alimentação (423). Além dos serviços, os números também foram puxados pelos setores da construção civil (1.317), comércio (1.155) e indústria (762).

Em nível geográfico, além da capital (4.361), as cidades que se destacam na geração de empregos formais são Juazeiro do Norte (585), Horizonte (485) e Maracanaú (422).

Com informações do Ceará Agora.

Brasil seguirá com bandeira verde na conta de energia em abril

Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil 
O consumidor não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A conta de luz está sem essas taxas desde dezembro. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

“Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no país. Mesmo com a transição do período chuvoso para o seco, a geração de usinas hidroelétricas, mais barata que a geração térmica, continua em níveis estáveis.

Com informações da Agência Brasil.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Faleceu nesta Quinta-feira o cantor Ricardo Braga ele tinha 73 anos.

 Artista natural de Mogi das Cruzes, adotou o nome artístico em homenagem ao artista, de quem era fã desde sua adolescência


O cantor Ricardo Braga, considerado o artista com a voz mais próxima de Roberto Carlos, morreu aos 73 anos de idade, nessa quarta-feira (26). A notícia foi divulgada por apresentadores como Sônia Abrão e Ricky Colavitto, e lamentada por outros famosos, como a apresentadora Lully e o cantor Ovelha.

Morreu nesta quarta-feira, 26, o cantor Ricardo Braga, conhecido por ser considerado o 'sósia vocal' de Roberto Carlos. A notícia da morte do artista, aos 73 anos, foi divulgada por apresentadores como Sônia Abrão e Ricky Colavitto. Artistas e amigos, entre eles o cantor Ovelha, manifestaram pesar pela perda do colega em publicações nas redes sociais.


No mundo musical desde a década de 1970, Ricardo ganhou destaque por ser considerado a 'versão vocal' de Roberto Carlos. Ele estava internado há alguns dias, vítima de um AVC. Seu maior sucesso foi a canção 'Uma Estrela Vai Brilhar'.


https://www.terra.com.br/diversao/gente/sosia-de-voz-de-roberto-carlos-ricardo-braga-morre-aos-73-anos,4c6ef53a6b474e9ebda0ec38cc3249e8o5ny9eob.html?utm_source=clipboard

A notícia da morte do cantor emocionou colegas e admiradores, que usaram as redes para lamentar sua partida. "Descanse em paz, Ricardo Braga", disse o radialista e apresentador Ricky Colavitto.


Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra


Já o cantor Ovelha compartilhou um registro em vídeo de um momento especial ao lado do amigo, acompanhado da mensagem: "Ricardo Braga, grande amigo, grande colega, grande irmão. Foi antes do combinado. Vai com Deus".


A apresentadora Lully também prestou uma homenagem ao artista: "E nesta tarde parte da história da música se silencia para dar voz à saudade de Ricardo Braga. Que a cada partida, saibamos compreender o quão é importante viver intensamente, ser e fazer a diferença".


Sônia Abrão foi outra comunicadora que se manifestou, destacando a trajetória do cantor: "Morre Ricardo Braga!!! O cantor tinha 73 anos e foi vítima de um AVC! Sucesso nos anos 80 por ter a voz muito parecida com a de Roberto Carlos. Sua música campeã foi 'Uma Estrela Vai Brilhar'! Lamentamos!".


Cantor admirava Roberto Carlos

Ricardo Braga nasceu em 13 de setembro de 1951 e conquistou fama em 1978, ao gravar o álbum Roberto Collection, com produção de Marcelo Duran. Devido à similaridade vocal, especialmente no timbre, o CD alcançou a marca de mais de 400 mil cópias vendidas.


Impulsionado por esse sucesso, Braga desenvolveu trajetória independente, criando composições autorais. Nos seus últimos anos de vida, dedicou-se ao gênero sertanejo. 


No ano de 2023, durante participação no programa Do Bom e Do Melhor, da Rádio Bandeirantes, o artista recordou o momento em que avistou o Rei pela primeira vez na televisão, nos tempos do movimento Jovem Guarda.


"Quando vi Roberto Carlos, a minha inspiração, cantando, eu falei, 'nossa, esse cara sou eu'. Naquela época! Comecei a cantar as canções dele e nunca mais parei. Uma coisa predestinada! Do destino mesmo", relembrou o artista, que na época já era cantor.


"Uma dos integrantes da dupla chamada Ponto & Vírgula se encantou comigo porque me achava parecido com Roberto Carlos e falou, você não quer gravar? Estava havia 10 anos ralando, querendo oportunidade. Eu falei: 'claro que quero!'. O que aconteceu na minha vida, se não for uma coisa espiritual... é uma coisa programada por Deus!", acrescentou.


Danilo Gobatto, apresentador do programa Do Bom e Do Melhor, manifestou seu pesar pelo falecimento do cantor em suas redes sociais. "A música se despede de mais um grande artista. Há exatos dois anos, no dia 25 de março de 2023, Ricardo Braga participava do programa e por mais de 1 hora pudemos relembrar os momentos marcantes da carreira e os grandes sucessos. Natural de Mogi das Cruzes, em São Paulo, começou fazendo cover de Roberto Carlos, e em 1978, por iniciativa de Marcelo Duran, é lançado pela RCA o LP 'Roberto Collection', um pout-pourri de músicas do Rei", destacou.


O apresentador também anunciou que neste sábado, 29 de março, prestará homenagem a Ricardo Braga, exibindo novamente na íntegra a entrevista concedida à Rádio Bandeirantes.


https://www.terra.com.br/diversao/gente/sosia-de-voz-de-roberto-carlos-ricardo-braga-morre-aos-73-anos,4c6ef53a6b474e9ebda0ec38cc3249e8o5ny9eob.html?utm_source=clipboard