CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Polícia Federal fecha rádio comunitária em Massapê e operação gera repercussão política na cidade


Na manhã desta quarta-feira, 16 de abril de 2025, a sede da Rádio Marques FM, localizada no município de Massapê, foi fechada por agentes da Polícia Federal durante uma ação que surpreendeu ouvintes e funcionários. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os policiais entram no estúdio durante a transmissão ao vivo, deixando o locutor visivelmente abalado.

A rádio, de perfil comunitário, é ligada ao grupo político da ex-prefeita Aline Albuquerque, e o fechamento da emissora já começou a gerar forte repercussão nos bastidores políticos da região.

Até o momento, nem a Polícia Federal nem a direção da rádio divulgaram comunicados oficiais detalhando o motivo da ação. Há expectativa por parte da população e da classe política para esclarecimentos sobre os indícios que motivaram o fechamento da emissora.

Após a abordagem, o radialista Samuel, que estava no ar no momento da chegada dos agentes, publicou em suas redes sociais uma mensagem de desabafo:

Março teve 19 assassinatos no Cariri e o ano é 12% menos violento


Em nível de Cariri foi 0,61 pessoa morta por dia, enquanto a média cearense se situou na faixa de 8,19 a cada dia.
Demontier Tenório. (Foto: Reprodução)   site miséria

João Paulo foi assassinado em Mauriti, “Lassim” em Missão Velha, além de Velton e “Carequinha” no Crato

No terceiro mês do ano 19 pessoas foram assassinadas em nove municípios da região do Cariri representando 7,48% do total de 254 homicídios no mês de março em todo o Ceará. Em nível de Cariri foi 0,61 pessoa morta por dia, enquanto a média cearense se situou na faixa de 8,19 a cada dia. No Ceará, a quantidade de assassinatos subiu de 206 em fevereiro para 254 no mês passado.

Em nossa região foram quatro a mais ao subir de 15 para 19 ou 21% de acréscimo na comparação entre os últimos dois meses no Cariri. Em março de 2024 tivemos 34 assassinatos e, neste, 19 ou 15 a menos (-44%) no comparativo com o terceiro mês deste ano. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2024 (67) e este ano (59) a diferença foi de oito homicídios ou 11,9% a menos. Em todo o Ceará foram 729 assassinatos este ano com uma participação de 8% do Cariri.

Dos 29 municípios caririenses em nove ocorreram homicídios em março, sendo que, dos 19 assassinatos do mês passado no Cariri, Juazeiro e Crato responderam por cinco cada ou participação individual de 26% na matança regional. Os outros foram em Barbalha e Missão Velha (02 cada) e os demais em Campos Sales, Jardim, Mauriti, Nova Olinda e Santana do Cariri. De um total de 16 homicídios no primeiro trimestre em Juazeiro, significa 27% em relação aos 59 no mesmo período no Cariri.

Eis abaixo o comportamento mês a mês:

JANEIRO – 269 homicídios no Ceará (25 no Cariri ou 9,3%)
FEVEREIRO – 206 homicídios no Ceará (15 no Cariri ou 7,28%)
MARÇO – 254 homicídios no Ceará (19 no Cariri ou 7,48%)

Analista de sistema morre em Juazeiro após queda de moto nesta madrugada


Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na madrugada desta quinta-feira (17) em Juazeiro
Demontier Tenório   site miséria 
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na madrugada desta quinta-feira (17) em Juazeiro. Por volta de uma hora o analista de sistema Antonio Kennedy Rodrigues Costa, de 26 anos, pilotava sua moto pela Avenida Carlos Cruz perto do Vale do Amanhecer (Pedrinhas) quando perdeu o equilíbrio e caiu morrendo no local. Ele era de Campos Sales, mas residia na Rua Francisco Samuel Barbosa (Antonio Vieira) em Juazeiro. Profissionais de saúde do SAMU apenas constataram o óbito.

Esta foi a quarta morte em decorrência de acidente de trânsito no mês de abril em Juazeiro e a 11ª do ano no município ou 32% em relação às 34 registradas no decorrer do ano passado. A última tinha acontecido domingo (13) quando Romário da Silva, de 30 anos, que residia na Rua João Crispim (Aeroporto), morreu na Rua Pedro Cruz Sampaio perto da Fazenda Betania no bairro Carité. Ele perdeu o controle da moto e bateu numa cerca de arame farpado chegando a derrubar uma das estacas.

Jovem é morta a facadas pelo ex-companheiro em Viçosa do Ceará

  Filho do casal e irmã da vítima também ficaram feridos


Francisca Gerliane do Nascimento Sousa, de 23 anos, foi morta a facadas pelo ex-companheiro na zona rural de Viçosa do Ceará

Uma jovem foi morta a golpes de faca pelo ex-companheiro no Sítio Pará, zona rural da cidade de Viçosa do Ceará, no interior do estado, na noite desta terça-feira (15).
A vítima, Francisca Gerliane do Nascimento Sousa, de 23 anos, morava na casa da mãe dela. O ex foi até a residência e atacou a mulher, que morreu no local. Após o crime, o criminoso fugiu.
Na ocasião, o filho do casal, de cerca de um ano de idade, e a irmã da vítima também ficaram feridos.
Conforme o Hospital Municipal de Viçosa, a criança e a outra jovem foram atendidos na unidade e já receberam alta.
A Secretaria da Segurança informou que a Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará investiga o caso e realiza buscas para capturar o suspeito.

FISCALIZAÇÃO - Duas pessoas são presas por furto de energia no interior do Ceará

 As prisões ocorreram durante uma ação de fiscalização realizada por equipes da Enel Distribuição Ceará

Duas pessoas foram presas em flagrante na última terça-feira (15), no município de Missão Velha, no interior do Ceará, por envolvimento em casos de furto de energia elétrica. As prisões ocorreram durante uma ação de fiscalização realizada por equipes da Enel Distribuição Ceará, que identificaram irregularidades em uma residência e em um estabelecimento comercial.
Os técnicos da concessionária realizavam inspeções de rotina na rede elétrica da região quando detectaram as ligações clandestinas. Diante da constatação do crime, os dois homens foram encaminhados à Delegacia Municipal de Missão Velha, onde permaneceram detidos.

Furto de energia no interior do Ceará - De acordo com a Enel, além de ser crime previsto pelo Código Penal com pena que pode variar de um a oito anos de reclusão, o furto de energia compromete a qualidade do serviço prestado e representa risco à população. Com os casos registrados em Missão Velha, o número de prisões por furto de energia no Ceará chegou a 11 somente neste ano.
“As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”.

Mensagens em rede social motivaram empresária a matar ex-funcionária por ciúmes do marido

 A prisão, sete anos após o crime, só foi deflagrada após um mandado da Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Colagem com imagens da vítima da empresária que matou por ciúmes do marido

Após ser presa em março deste ano, a empresária Adriana Leal Borges, 28, contou que mensagens de Ana Vitória Pereira Alves,19, falando sobre um suposto relacionamento com seu marido teriam sido a motivação do assassinato da ex-funcionária.
O crime foi registrado em março de 2018, quando Adriana teria encontrado a conversa em seu computador, após a jovem esquecer uma rede social logada no aparelho da chefe. A vítima foi morta com um tiro na cabeça.
A prisão, sete anos após o crime, só foi deflagrada após um mandado de detenção definitiva expedido pela Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

CONDENAÇÃO - Na época do homicídio, Adriana ainda chegou a se apresentar e confessar o crime em uma delegacia, também apresentando a arma do crime. Apesar disso, a sentença só foi assinada em setembro do ano passado.
A defesa da empresária ainda chegou a apresentar um recurso, mas foi negado em fevereiro deste ano.
Adriana foi condenada a 12 anos de prisão por homicídio qualificado cometido à traição, sido realizado por emboscada ou mediante dissimulação contra a vítima.

Brasil tem redução de 70% da área queimada no primeiro trimestre de 2025

Nos três primeiros meses de 2025, a extensão de todas as áreas atingidas por queimadas no país somou 912,9 mil hectares. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 2,1 milhões de hectares, houve uma redução de 70% no território nacional atingido pelo fogo. Foto Agência Santarém

Do total das áreas queimadas 78% são de vegetação nativa, sendo que 43% do que foi consumido pelo fogo eram de formação campestre.

Entre os estados brasileiros, Roraima foi o que mais queimou nesses três meses, somando 415,7 mil hectares. O Pará foi o segundo mais atingido, com 208,6 mil hectares queimados e o Maranhão perdeu 123,8 mil hectares para o fogo, sendo o terceiro na lista. Entre as cidades, Pacaraima e Normandia, ambas em Roraima, foram as mais afetadas, com 121,5 mil e 119,1 mil hectares, respectivamente.

Segundo o pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) Felipe Martenexen, Roraima vivencia sua estação seca no início do ano, o que torna o estado particularmente vulnerável às queimadas nesse período. “Os dados do primeiro trimestre de 2025 refletem essa sazonalidade climática, com Roraima despontando como o principal foco de fogo no país”, explica

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (16) e são do Monitor do Fogo, uma ferramenta do MapBiomas que utiliza imagens de satélite para mapear cicatrizes de fogo em todo o país.

“A ocorrência do período de chuvas contribui para essa diminuição das queimadas. No entanto, o Cerrado se destacou com a maior área queimada no primeiro trimestre em comparação aos últimos anos, o que reforça a necessidade de estratégias específicas de prevenção e combate ao fogo de cada bioma”, alerta a pesquisadora do Mapbiomas Fogo, Vera Arruda.

Com informações da Agência Brasil.

Elmano viaja à China para tratar sobre o Polo Automobilístico do Ceará; Jade Romero assume o governo

Foto Tiago Stille/Governo do Ceará
O governador Elmano de Freitas (PT) vai aproveitar o feriado da Semana Santa para iniciar viagem com destino à China, que tem início no sábado (19) e previsão de retorno no dia 27 de abril. 

Ele deve encontrar investidores em Pequim e em Xangai para reuniões sobre o Polo Automobilístico do Ceará. Durante esse período, assume o Executivo Jade Romero, vice-governadora e secretária de Proteção Social. 

Para tal, Elmano receberá quatro diárias e meia, no valor unitário de R$ 2.856,65; duas ajudas de custo no valor unitário de R$ 2.856,65; e passagens aéreas no valor de R$ 66.375,96, custeados com a dotação orçamentária da Casa Civil, além de seguro-viagem. As informações estão na edição do Diário Oficial do Estado de 15 de abril. Os cálculos foram efetuados com base na cotação do dólar do dia 14, de R$ 5,89.

Com certidão de funcionamento já vigente, o Complexo Industrial Automobilístico vai funcionar em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. A ideia é tocar um modelo inédito de planta automotiva multimarcas no Brasil, produzindo veículos eletrificados e/ou híbridos, por encomenda de terceiros. As primeiras unidades devem sair da linha de montagem no primeiro semestre de 2025.

A iniciativa contará com cerca de R$ 400 milhões em investimento e deve gerar 255 empregos diretos na primeira fase. Inicialmente, é estimada a produção de 40 mil veículos, distribuídos em modelos para marcas distintas. O Estado, inclusive, possui acordos firmados para a produção de seis modelos de veículos eletrificados para três importantes marcas mundiais.

Nesse sentido, o complexo industrial tem como âncora e parceira a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mais de 6 mil agentes reforçam segurança no Ceará durante feriados da Semana Santa e Tiradentes

Foto Divulgação 
Mais de 6 mil profissionais da segurança pública irão atuar diariamente no Ceará durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes. 

A operação, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), será realizada das 6h desta quinta-feira (17), até ás 6h de terça-feira (22), com ações em todas as regiões do estado.

O plano operacional foi apresentado nesta quarta-feira (16), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. De acordo com a SSPDS, as forças envolvidas atuarão de forma integrada e estratégica, com foco em prevenção, fiscalização e investigação.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) será responsável pelo maior efetivo, com cerca de 5.407 servidores distribuídos entre o Policiamento Ostensivo Geral (POG), CPChoque, CPRaio, Copac, entre outras unidades. O Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) contará com 460 policiais militares em fiscalização intensiva nas rodovias estaduais, com uso de viaturas, motocicletas, guinchos e 26 postos fixos.

A Polícia Civil terá cerca de 240 agentes atuando diariamente. Delegacias plantonistas funcionarão em Fortaleza, na Região Metropolitana e no interior. Também haverá atendimento em unidades especializadas, como a Draco, DDM, DCA e DHPP. As equipes serão apoiadas por núcleos de inteligência e operações especiais.

O Corpo de Bombeiros (CBMCE) mobilizará 286 militares em 67 pontos do estado, com equipes de mergulho, vistoria, busca com cães e Defesa Civil. A corporação também distribuirá pulseiras de identificação para crianças em locais de grande movimentação.

Já a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) atuará com 107 servidores em 10 cidades, realizando análises forenses, exames e perícias em crimes contra a vida e o patrimônio.

A operação ainda conta com o suporte da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que utilizará cinco aeronaves em bases distribuídas em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Crateús.

Com informações do Portal GC Mais.

Corpo de recém-nascida desaparecida em Alagoas é encontrado em quintal da casa da mãe

Foto Reprodução

O corpo da recém-nascida Ana Beatriz Silva de Oliveira, que era dado como desaparecido até então, foi encontrado nesta última terça-feira (15), no quintal da família, em Novo Lino, Interior de Alagoas. Ainda não foi confirmado se a criança morreu de causas naturais ou se foi assassinada.

Beatriz foi achada sem vida enrolada em um saco plástico que estava dentro de um pote com sabão em pó. De acordo com o g1, a Polícia encontrou o corpo após ser acionada pelo advogado da família, que convenceu a mãe da recém-nascida, Eduarda Silva de Oliveira, 22, a informar onde estava o corpo.

Mãe confessa o crime

Nesta última terça-feira (15), a mãe confessou a autoria do crime à polícia. Segundo o portal Metrópoles, ela disse que matou a filha asfixiada com um travesseiro porque a menina não parava de chorar.

O delegado Igor Diego afirmou que a genitora contou uma nova versão, dizendo que teria dado a menina para uma pessoa, o que ela desmentiu depois.

"Primeiro, ela contou outra versão fantasiosa, de que teria dado a criança. Nós nos animamos em saber que ela teria dado a criança, mas viu que a versão não iria se sustentar e resolveu confessar o fato", disse o delegado.

"Depois, ela mudou a versão e confessou para o delegado de Novo Lino, afirmando que a criança já fazia duas noites que não dormia, estava chorando bastante porque estava com a barriga inchada. 

Ela também reclamou de um som no bar. Com o barulho do bar e a criança que não parava de chorar, ela teria pegado o travesseiro e matado a criança asfixiada", detalhou Igor Diego.

A polícia seguirá investigando a última versão apresentada pela mãe.

Com informações do Diário do Nordeste.

Jovem é morta a facadas pelo ex-companheiro no interior do Ceará

Foto Arquivo pessoal 
Uma jovem foi morta a golpes de faca pelo ex-companheiro no Sítio Pará, zona rural da cidade de Viçosa do Ceará, no interior do estado, na noite última desta terça-feira (15).

A vítima, Francisca Gerliane do Nascimento Sousa, de 23 anos, morava na casa da mãe dela. O ex foi até a residência e atacou a mulher, que morreu no local. Após o crime, o criminoso fugiu.

Na ocasião, o filho do casal, de cerca de um ano de idade, e a irmã da vítima também ficaram feridos.

Conforme o Hospital Municipal de Viçosa, a criança e a outra jovem foram atendidos na unidade e já receberam alta.

A Secretaria da Segurança informou que a Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará investiga o caso e realiza buscas para capturar o suspeito.

Com informações do G1 Ceará.

Ceará terá usina solar comunitária capaz de reduzir em mais de 50% conta de luz

Foto Divulgação / Banco Palmas
Moradores do Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, poderão reduzir em até 75% o valor de suas faturas de luz por meio de uma usina solar comunitária a ser instalada pelo Banco Palmas.

O desconto é composto por 50% de redução direta no custo da conta e um adicional por meio de um sistema de cashback, que devolverá parte do valor pago ao consumidor em forma de moeda social para ser utilizada em pequenos negócios da própria comunidade.

A usina recebeu investimento de R$ 77 mil e será inaugurada no próximo dia 25 de abril, com capacidade inicial de 5 mil quilowatts (kW). O equipamento será instalado em um galpão onde ocorrerão as feiras de economia solidária, no Conjunto Palmeiras.

O projeto Palma Solar, fruto da mobilização dos moradores, destaca-se como um dos pioneiros no Brasil. Atualmente, há apenas um modelo semelhante com a instalação de uma minirrede com painéis fotovoltaicos em Vila Limeira, no sul do Amazonas.

Projeto prioriza mulheres para ter energia mais barata

Nesta primeira etapa, 50 pessoas de baixa renda foram selecionadas para receber o benefício, sendo 70% delas mulheres. Em maio deste ano, portanto, as beneficiárias já estarão pagando uma fatura mais baixa.

Entre elas, está a comerciante Antônia Eliane Rodrigo Lino, de 57 anos. Residente do bairro há 42 anos, ela mantém um pequeno comércio em frente à sua casa, onde vende pratinho, e arca com despesa de energia mensal de R$ 190, valor que onera seu orçamento familiar.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ex-marido é preso suspeito de matar mulher a facadas após deixar o filho na escola, no interior do Ceará

Foto TV Verdes Mares/ Reprodução
Um homem de 35 anos foi preso, nesta quarta-feira (16), suspeito de matar a ex-mulher a facadas após a vítima deixar o filho do casal na escola. O crime aconteceu na Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, no Bairro Padre Palhano, em Sobral, no interior do Ceará, nesta segunda-feira (14). O suspeito foi capturado no município de Cruz, distante 88 km do local onde aconteceu o crime.

Segundo testemunhas, Leidiane Gomes da Silva, de 32 anos, estava voltando para casa, quando foi atacada pelo ex-marido, que não aceitava o fim do relacionamento de 15 anos. Ela chegou a ser socorrida para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.

Conforme familiares, o fim do casamento ocorreu porque a vítima pediu ao marido para trabalhar e ajudar nas despesas de casa e dos dois filhos do casal, um adolescente de 13 anos e uma menina de seis anos. Além disso, o homem era muito ciumento.

Como não chegaram em um consenso, a mulher decidiu se mudar de Acaraú para Sobral, onde estava morando na casa da irmã com os filhos.

"Ele chegou perto dela e ela disse: 'não sou obrigada a ficar contigo' e mandou ele viver a vida dele. Quando o vizinho olhou, ela já estava no chão e ele esfaqueando ela. Ele ficava perseguindo ela, dizia que se ela não fosse dele, não iria ser mais de ninguém, ficava ameaçando nas redes sociais, aqui em casa, ficava ligando", relatou Ely Gomes, irmã da vítima.

O caso é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sobral.

Com informações do G1 Ceará.

Três redes de supermercados respondem por 40% do faturamento no Ceará

 

O setor de supermercados cearense faturou mais de R$ 10 bilhões em 2024. Os dados fazem parte do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2025, elaborado em parceria com a NielsenIQ. Foto Fernanda Barros

O levantamento mostra ainda que três redes foram responsáveis por 40% do faturamento no Estado. Confira mais abaixo quais são.

Vale destacar que, para o cálculo desse valor total, a associação considerou todos os formatos de operações: de atacarejos e minimercados ao e-commerce, lojas de conveniência e hortifrútis.

Ao todo, o estudo apontou 1.027 empresas consideradas como as maiores do setor no Brasil. Destas, 51 são do Ceará.

Saiba quais os supermercados que mais faturaram no Ceará

No Estado, as três companhias que mais venderam em 2024 foram:Distribuidora de Alimentos Fartura Sa, responsável pela bandeira São Luiz (R$ 1.623.184.820)

Supermercados Cometa Ltda (R$ 1.603.426.046)

Âncora Distribuidora de Alimentos Ltda, que representa o Frangolância (R$ 1.141.102.535).

Juntas, somaram mais de 40% do faturamento total no Ceará.

Entretanto, nenhuma das redes de supermercados cearenses se configurou nas primeiras 50 posições do ranking nacional, estando a primeira do Ceará, a do São Luiz, da 53ª posição.

Com informações do O Povo.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Em fábrica de carro, Lula destaca aumento de investimentos industriais


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (15) que o bom momento do setor industrial pode ser atribuído às políticas adotadas pelo governo, que pregam estabilidades econômica, política, jurídica e social, assegurando previsibilidade para o ambiente de negócios.

“Tem muita gente que acha que o que está acontecendo é normal, que não tem nada a ver com o [Fernando] Haddad na Fazenda, não tem nada a ver com o Lula na Presidência. A indústria está crescendo porque é sorte. Será que isso é verdade?”, questionou Lula ao participar de um evento para marcar o início da produção do Novo Nissan Kicks, veículo da fabricante japonesa em sua planta industrial do município da região sul fluminense.

Lula lembrou que o número de veículos vendidos no país caiu entre 2012 e 2023 e muitas concessionárias fecharam. 

“Quantas concessionárias fecharam neste país, porque não tinham carro para vender e, quando tinham, o povo não tinha dinheiro para comprar. Todo mundo se lembra disso. Acontece que esse país não levava em conta e necessidade do dinheiro circulasse nas mãos de todas as pessoas”, lembrou o presidente.

No evento, em Resende (RJ), foram anunciados investimentos da multinacional no país de R$ 2,8 bilhões. Eles se somam aos investimentos anunciados pela indústria automotiva do país, com projeções de R$ 125 bilhões até 2033. A fábrica passou por ampla transformação para produzir o principal modelo da marca, além de um outro SUV, que ainda será lançado, e de um motor turbo.

“O que aconteceu no Brasil é que o dinheiro começou a circular, as pessoas começaram a se formar melhor, a ganhar um pouco mais, o salário mínimo passou a ser um pouco maior do que a inflação. Tem gente que na hora de pagar acha o salário mínimo muito alto. Em vez de olhar o trabalhador como assalariado, olha como consumidor”, acrescentou o presidente.

Fábrica

Para concretizar a fabricação do Novo Nissan Kicks, foram instalados 98 novos robôs e criados 297 postos de trabalho na linha de produção. Além disso, a fábrica ganhou 29 novos veículos guiados automatizados (AGVs, na sigla em inglês).

O Complexo Industrial da Nissan em Resende possui uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. A unidade tem cerca de 2,2 funcionários da própria Nissan, e ultrapassa 3 mil empregos quando inclui funcionários de fornecedores que atendem a produção ou prestam serviços internos.

Para o presidente da Nissan para a América Latina, Guy Rodríguez, a meta é que a marca alcance até 7% do mercado automotivo do país nos próximos anos.

“O setor automotivo representa 2,5% do PIB [Produto Interno Bruto] total do Brasil. Se nós falamos do PIB industrial, o setor automotivo representa 20%. Essa é a importância da cadeia de valor do setor automotivo, por isso é importante desenvolver essa cadeia de valor”, destacou o executivo durante a cerimônia.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Complexo Industrial da Nissan do Brasil e cumprimentos a trabalhadoras e trabalhadores.
Complexo Industrial da Nissan – Resende - RJ.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
PRESIDENTE LULA CUMPRIMENTA TRABALHADORAS E TRABALHADORES DURANTE VISITA AO COMPLEXO INDUSTRIAL DA NISSAN DO BRASIL. FOTO: RICARDO STUCKERT / PR

Agenda

Mais cedo, ainda no estado do Rio de Janeiro, o presidente Lula visitou as obras da Rodovia Presidente Dutra, na região da Serra das Araras, em Paracambi, estado do Rio de Janeiro. Os trabalhos, sob responsabilidade da CCR, a empresa concessionária, tiveram início em abril de 2024 e estão 25% concluídos.

Na segunda-feira, em Campos dos Goytacazes, norte do estado, o presidente inaugurou as obras no novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade. De acordo com a agenda, Lula retorna ao Brasília, onde cumprirá agenda nesta quarta-feira (16).

Por Agência Brasil

Sem citar anistia, Hugo defende discussão da pauta da Câmara entre líderes


O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (15) que a pauta da Casa deve ser debatida entre os líderes partidários. Ele não citou o projeto de anistia aos condenados do 8 de janeiro, mas é alvo de pressão no cargo para pautar o pedido de urgência da proposta no plenário.

“Democracia é discutir com o Colégio de Líderes as pautas que devem avançar. Em uma democracia, ninguém tem o direito de decidir nada sozinho. É preciso também ter responsabilidade com o cargo que ocupamos, pensando no que cada pauta significa para as instituições e para toda a população brasileira”, disse no X (antigo Twitter).

Mais cedo, nesta terça, o líder da oposição, Zucco (PL-RS), disse esperar que o pedido de urgência seja analisado no plenário na próxima semana. A decisão, no entanto, depende de Motta para que o texto seja pautado no plenário.

O presidente da Câmara está fora de Brasília, em viagem ao exterior, e só deve retornar na próxima semana. O Congresso Nacional está esvaziado por conta do feriado de Páscoa, mas a oposição se mobiliza para continuar a pressão para que a anistia avance.

A proposta da anistia, no entanto, não tem consenso entre os líderes partidários. O texto é patrocinado pela oposição e não tem apoio de partidos aliados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mais cedo, nesta terça, o líder da oposição, Zucco (PL-RS), disse esperar que o pedido de urgência seja analisado no plenário na próxima semana. A decisão, no entanto, depende de Motta para que o texto seja pautado no plenário.

O presidente da Câmara está fora de Brasília, em viagem ao exterior, e só deve retornar na próxima semana. O Congresso Nacional está esvaziado por conta do feriado de Páscoa, mas a oposição se mobiliza para continuar a pressão para que a anistia avance.

A proposta da anistia, no entanto, não tem consenso entre os líderes partidários. O texto é patrocinado pela oposição e não tem apoio de partidos aliados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Se for à votação, o pedido precisa de maioria absoluta (257 votos) para ser aprovado. Com o aval dos deputados para o requerimento, o projeto poderá ser analisado diretamente no plenário, sem precisar passar pelas comissões temáticas da Câmara.

A proposta está travada na Casa desde outubro do ano passado, quando um despacho do então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), retirou o texto da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e determinou a criação de uma comissão especial – o colegiado, no entanto, nunca foi instalado.

Fonte: CNN Brasil 

André Barreto destaca ações dos 100 primeiros dias de gestão no Crato


Prefeito destacou avanços nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e cultura, e afirmou que a administração ainda está em fase de planejamento.
Rogério Brito        Site Miséria 
Foto: Guto Vital/Portal Miséria

Em entrevista exclusiva concedida nesta segunda-feira (14) à TV Miséria, o prefeito do Crato, André Barreto, fez um balanço dos primeiros 100 dias à frente da gestão municipal. Ele destacou avanços nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e cultura, e afirmou que a administração ainda está em fase de planejamento, mas já começa a definir novas metas.

Na saúde, o prefeito citou a redução da fila de espera para exames médicos, com prioridade para crianças, gestantes e idosos. Já na educação, ressaltou a realização da seleção de gestores escolares. Entre os investimentos em infraestrutura e cultura, ele mencionou o anúncio de novas obras, incluindo a construção do novo terminal rodoviário e a restauração do Museu Histórico.

“São ações importantes, marcas importantes, mas eu insisto: estamos no começo, nessa fase de planejamento, reunindo todos os secretários para discutir os projetos que estavam em andamento, mas a partir de agora vamos discutir novos projetos que vamos apresentar”, afirmou o prefeito.

Mulher encontrada morta dentro de casa no Juazeiro e outra morreu após acidente doméstico em Crato


Um achado de cadáver foi registrado na tarde desta terça-feira (15) em Juazeiro e outra mulher morreu após queda da própria altura.
Demontier Tenório. (Foto: Reprodução/Google Maps)  site miséria

Dona Ivone morreu na sua casa na Rua Santa Luzia em Juazeiro

Um achado de cadáver foi registrado na tarde desta terça-feira (15) em Juazeiro e outra mulher morreu após queda da própria altura. Por volta das 14 horas foi encontrado o corpo da aposentada Ivone Maria Alves dentro de sua casa na Rua Santa Luzia (São Miguel) em Juazeiro. Ela morava só e o corpo já estava se decompondo e putrefeito, sendo recolhido pelo rabecão a fim de ser necropsiado na Pefoce do Cariri. Supostamente, Dona Ivone sofreu um mal súbito e faleceu.

Já por volta das 20 horas a também idosa Iracema Ferreira da Silva morreu num dos leitos do Hospital São Raimundo de Crato. Ela residia na Rua do Cruzeiro (Bairro Pinto Madeira) naquele município, onde sofreu queda da própria altura. O acidente doméstico aconteceu na tarde do último dia 6 de abril e a mesma faleceu cerca de dez dias depois no hospital cratense.

MULHER É BRUTALMENTE ASSASSINADA A GOLPES DE FACA EM SOBRAL


Uma mulher identificada como Leidiane Gomes da Silva, de aproximadamente 32 anos, foi brutalmente esfaqueada na manhã desta segunda-feira (14), na ponte do bairro Padre Palhano, em Sobral. A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada à Santa Casa de Misericórdia, infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo informações, o principal suspeito do crime é o seu ex-companheiro, natural da cidade de Acaraú. Após o término do relacionamento, Leidiane teria deixado Acaraú e se mudado para Sobral, onde tentava recomeçar sua vida.

A Polícia Civil já iniciou as investigações para localizar o autor do crime. O caso comoveu moradores da região e levanta novamente o alerta sobre a violência contra a mulher.

Sobral registra 31 homicídios dolosos no corrente ano!

Com informações do portal Fnews

LAMENTÁVEL! Pit bull mata tutora dentro de casa no entorno do DF

Stefane Xavier, de 31 anos, foi morta pelo próprio cão em Cidade Ocidental.
Uma mulher de 31 anos foi morta pelo próprio pit bull no domingo (13), em um condomínio em Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. A vítima, identificada como Stefane Xavier da Silva, sofreu ferimentos graves no pescoço. Vizinhos precisaram sacrificar o cão para conter o ataque.


O QUE ACONTECEU?

Ataque fatal dentro de casa: O ataque aconteceu no interior da residência de Stefane Xavier, em um condomínio em Cidade Ocidental, município goiano localizado no Entorno do Distrito Federal. A mulher era a tutora do cachorro da raça pit bull, que a atacou de forma violenta, provocando lesões fatais.

Ferimentos graves e morte no local: De acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás, a vítima já estava sem sinais vitais quando a equipe de resgate chegou. Stefane apresentava ferimentos profundos na região do pescoço e grande perda de sangue, indicando que a morte foi rápida e causada pela violência do ataque.

Vizinhos sacrificaram o cão para evitar nova tragédia: A companheira da vítima pediu socorro desesperadamente, e vizinhos intervieram. O cachorro foi sacrificado por moradores para impedir que atacasse outras pessoas, incluindo um bebê que estava na residência, mas saiu ileso.

Polícia Militar e perícia foram acionadas: O corpo de Stefane ficou sob responsabilidade da Polícia Militar de Goiás até a chegada da equipe da Polícia Técnico-Científica, que realizou os primeiros procedimentos para a investigação do caso.

Histórico de carinho com o animal nas redes sociais: Nas redes sociais, Stefane publicava fotos ao lado do pit bull. Em uma postagem de 2020, ela escreveu: “A gente se gosta, meu parceiro”, demonstrando laços afetivos com o animal.

Brasil precisa congelar salário mínimo por seis anos, diz Armínio Fraga

O economista Armínio Fraga afirmou que o Brasil precisa congelar o salário mínimo "em termos reais" por seis anos. No sábado, o ex-presidente do Banco Central (1999-2003) participou da Brazil Conference, evento que ocorre neste fim de semana na Universidade de Harvard e no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge, nos Estados Unidos.


O que ele disse

Economista diz que país precisaria congelar o salário mínimo. Armínio Fraga falou sobre a necessidade de o país fazer um aperto fiscal e sobre o gasto público no país, que vai em boa parte para pagar a previdência. Para ele, seria necessário "congelar o salário mínimo em termos reais" por seis anos.

O congelamento em termos reais significa não ter aumento do salário mínimo acima da inflação. Pela regra atual, o aumento real do salário mínimo pode ser de até 2,5%. A concessão do reajuste acima da inflação para o salário mínimo foi uma das principais promessas de Lula na campanha presidencial.

"Onde está o dinheiro no Brasil? Uma conta gigante é a previdência, e ela está piorando assustadoramente, todos os estudos mostram, são regras que precisam ser refeitas."


Armínio Fraga, economista

Armínio também falou sobre a necessidade de uma 'reforma radical' no Estado. "O gasto com folha de pagamentos e previdência no Brasil chega a 80%, é um ponto completamente fora da curva", disse.

Posicionamento dos Estados Unidos assusta. Ao comentar o posicionamento recente do presidente dos EUA Donald Trump, Fraga disse que fica assustado. "Quando vejo o presidente dos Estados Unidos maltratando, humilhando o Canadá, o México, fico assustado. Onde vamos desse jeito?", disse.

O melhor no momento é o Brasil manter independência. "O Brasil tem que manter certa independência, e ficar mais cuidadoso nas suas posições", disse.

* A repórter viajou a convite da organização da Brazil Conference em Harvard. / Uol News