
Os animais, de diversas raças, foram encontrados em ambientes pequenos, apresentando sinais de debilidade, com pelo embolado, sujos, com carrapatos, desnutridos, desidratados e com doenças de pele. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível visualizar o ambiente dividido com tapumes e sem suporte e com falta de higiene.
Os casos mais graves foram encaminhados ao PET Social Patinhas de Rua para atendimento especializado. A ocorrência deve ser investigada pela Polícia Civil do Ceará (PCCE).
“Foi uma mobilização de gente que acredita que toda e qualquer violência contra os animais devem ser duramente combatidas. Foi uma vitória, e agradecemos a todos pelo apoio e toda mobilização”, publicou o Instituto Lilica nas redes sociais.

Todos os animais apresentaram sinais de desnutrição. Foto: Reprodução / Redes Sociais.
Proteção animal
Durante a mobilização, ativistas também chamaram atenção para a comercialização de animais, prática que frequentemente submete-os a condições degradantes, comprometendo a saúde tanto dos animais adultos quanto dos filhotes. Um dos pontos reforçado foi a importância de adotar, seja qual for a raça do animal.
Atualmente, os esforços da Cariri Protetores estão concentrados na busca por parcerias para garantir atendimento veterinário adequado, incluindo internações, exames, medicação e alimentação. Somente após a recuperação clínica dos animais será iniciada a etapa de adoção responsável.
“Quando você compra um animal, muitas das vezes você compactua com essa situação que a gente viu ontem”, afirmou Eliziane Lucena, coordenadora de Proteção Animal do Ceará.
A arrecadação de recursos para custear os cuidados com os animais está sendo realizada via Pix, por meio da chave 46.953.110/0001-79.
Denúncias
Destaca-se que a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), atualizada pela Lei nº 14.064/2020, prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa para situações de maus-tratos contra cães e gatos.
Suspeitas ou denúncias de maus-tratos contra animais podem ser registradas pelos seguintes canais:
- Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) | Telefones: (85) 3101-3545 / 3101-3577
- Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) | Telefones: (85) 3247-2630 / 190
- Delegacia Eletrônica | www.delegaciaeletronica.ce.gov.br
- Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) | Telefone: 193
Nenhum comentário:
Postar um comentário