![]() |
| Foto Divulgação |
O cultivo de banana no Brasil vem, gradualmente, conquistando uma fatia mais expressiva do Ceará. Em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, está o maior destaque cearense na produção dessa fruta no Estado.
Em 2024, o município foi o 11º município do Brasil que mais colheu banana em cacho, mais de 82,7 mil toneladas. Na região Nordeste, ocupou a quarta posição. Santa Maria da Boa Vista (PE), Bom Jesus da Lapa (BA) e Vicência (PE) estão na frente.
No comparativo com 2023, a produção em Limoeiro do Norte cresceu 46,3%. O protagonismo da cidade ocorre desde 2021, quando o município desbancou Missão Velha e se tornou o maior produtor de banana no Ceará. Desta vez, o território do Vale do Jaguaribe obteve a melhor posição nacional.
Os dados foram divulgados na quinta-feira (11) na Produção Agrícola Municipal de 2024 (PAM), pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com exceção do Sul, todas as demais regiões brasileiras estão representadas nas primeiras posições, evidenciando a alta distribuição geográfica da produção da fruta. O estudo aponta ainda que todos os estados brasileiros realizam o cultivo da banana.
Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:
Postar um comentário