![]() |
| Foto Daniel Galber |
O Ceará registra atualmente 81.227 estudantes com dívidas em aberto junto a instituições de ensino superior.
Os dados são de um levantamento da Serasa, que também aponta a disponibilidade de cerca de 245 mil ofertas com condições especiais para negociação desses débitos no estado, com descontos que podem chegar a até 95%.
A inadimplência entre universitários é um cenário recorrente no Brasil. Segundo pesquisa nacional realizada pela Serasa em parceria com a Mindminers, 35% dos estudantes do ensino superior têm pendências financeiras com suas instituições.
Entre os motivos mais citados para o endividamento estão o desemprego (22%), seguido por problemas pessoais e familiares (13%) e redução de renda (9%).
Ainda de acordo com o levantamento, 34% dos estudantes devem mais de cinco mensalidades, e, entre esses, 32% estão com débitos acumulados há mais de dois anos.
Impactos emocionais e adiamento de planos
Além das consequências financeiras, a pesquisa também destaca o impacto emocional da inadimplência. Cerca de 48% dos estudantes relataram sintomas como ansiedade intensa, insônia ou estresse causados pelas dívidas.
Para 45% dos entrevistados, as pendências financeiras implicaram o adiamento de planos importantes, como a conclusão do curso ou outros projetos pessoais.
“O peso das dívidas vai muito além do financeiro, afetando o bem-estar e o desempenho dos alunos dentro e fora da sala de aula”, afirma Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira. “Muitas vezes, esses débitos acabam adiando planos de vida importantes”, completa.
Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário