
Entre janeiro e junho de 2025, o Ceará registrou 220 transplantes de órgãos, 26 a menos que o mesmo período do ano anterior, com 246. Os dados, compartilhados no sistema IntegraSUS, apontam o mês de janeiro (2025) na liderança, com 47 transplantes. Foto Shutterstock
Durante o mês de julho, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, realizou a primeira captação do ano na unidade. A ação aconteceu na terça-feira, 29, e encaminhou um fígado e dois rins para Fortaleza, no Ceará, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O transporte, por meio de aeronaves, foi realizado pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). Em duas semanas, a coordenadoria foi responsável por seis missões de captação de órgãos, a última na quinta-feira, 31.
Em 2024, 15 missões de transporte aéreo de órgãos para transplantes em diversas regiões do Ceará foram realizadas pela Ciopaer. Na manhã de quinta-feira, 31, um coração, dois rins e um fígado foram destinados para unidades de saúde na Capital, após captação no HRVJ.
Com informações do O Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário