![]() |
| Foto Agência Brasil |
O Ceará foi autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a certificar produtos de carne para o comércio em todo o território nacional.
A autorização, concedida à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vai ampliar o escopo de atuação da Agência no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), passando a abranger a área de carnes e derivados.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho (PSD), e o presidente da Adagri, Elmo Aguiar, fizeram o anúncio nesta terça-feira (5). “É com grande alegria que compartilhamos essa grande conquista para o fortalecimento da agropecuária no Ceará”, disse Domingos.
Ainda de acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), o marco “reforça a confiança no trabalho técnico desenvolvido pela Adagri e abre novas oportunidades para nossos produtores rurais, ampliando mercados e valorizando a produção cearense ainda mais com segurança e qualidade”.
Segundo Elmo Aguiar, “duas grandes empresas” já iniciaram o processo para a integração no SISBI-cárneos, “com ótimas perspectivas de vender seus produtos para todo o território nacional”.
A primeira cidade do Ceará a receber a integração com o SISBI foi Tauá, no Sertão de Inhamuns. O município é destaque no Estado no setor da ovinocaprinocultura, não à toa é reconhecida como a “Capital Cearense do Carneiro”.
O deputado federal Domingos Neto (PSD), filho do secretário da SDE e parlamentar que representa a região dos Inhamuns, destacou que grandes redes de supermercados, restaurantes e açougues não compram mercadoria sem o selo do SISBI. Com a novidade, a expectativa é de que a comercialização dos produtos seja fortalecida.
“Pode ter certeza que os nosso produtos, ao se organizar para ter um selo de inspeção sanitária, vamos ganhar mais dinheiro com a nossa vocação, que é a vocação da ovinocaprinocultura”, disse.
Com informações do Site Opinião CE.

Nenhum comentário:
Postar um comentário