CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Mais de 100 cidades do Ceará melhoraram índices de crianças alfabetizadas na idade certa

Foto Fabiane de Paula
Dos 184 municípios cearenses, 102 avançaram no percentual de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2024. Entre eles estão a capital Fortaleza (74,95%), Pires Ferreira e Poranga – que atingiram 100%. 

Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados na última sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Esse é segundo ano que o MEC realiza o levantamento. O Ceará manteve a melhor taxa de alfabetização do país e está entre os estados que apresentaram evolução no indicador de 2023 para 2024.

No Estado, nove cidades alcançaram 100% das crianças alfabetizadas, enquanto outras 16 não atingiram a meta estipulada para cada uma delas. O MEC define metas anuais individuais para os estados e municípios, considerando as desigualdades territoriais.

Juazeiro do Norte (59,48%), na Região Metropolitana do Cariri, ocupa a última posição do ranking estadual e é o único do Estado com menos de 60% das crianças alfabetizadas, o que acompanha a média nacional de 59,2%.

Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), informou que vem elaborando e implementando estratégias para melhorar os resultados e garantir avanços significativos na aprendizagem dos estudantes. 

Entre as iniciativas estão:

Acompanhamento pedagógico nas escolas;

Monitoramento do nível de leitura e interpretação de texto de cada aluno;

Formação continuada dos professores;

Parcerias com instituições de ensino e pesquisa.

Durante o mês de julho, uma colônia de férias será promovida pela gestão, uma das fases do programa municipal Educa Juazeiro. Serão ofertados reforço escolar, atividades de socialização e momentos lúdicos que “contribuem para o desenvolvimento acadêmico, cognitivo e socioemocional dos estudantes”. Segundo a Pasta, o reforço será mantido ao longo do segundo semestre.

“A Seduc enfatiza que outras iniciativas continuarão sendo desenvolvidas com o mesmo propósito, garantir uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora para todos os juazeirenses”, diz a nota.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário