Segundo a Funceme, as chuvas previstas se devem à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
O estado do Ceará registrou ao menos 127 cidades com chuva no período de 24 horas entre segunda-feira (13) e o início da manhã desta terça (14), conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As chuvas são encontradas em todas as regiões do estado. Para além disso, a perspectiva dos meteorologistas da Fundação é de que as precipitações devem seguir pelo menos até quarta-feira (15). Para esta terça (14), a previsão é de que os maiores acumulados fiquem na faixa litorânea e nas regiões de serra, além do sul do Sertão Central e região dos Inhamuns.
Para quarta, a tendência, no momento atual, é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões, com chuva no Litoral Norte, no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, no Litoral do Pecém e na Jaguaribana. No Cariri, no sul do Sertão Central e na região dos Inhamuns a expectativa é de chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada, ocasionalmente forte, e que podem estar acompanhadas de trovoadas isoladas e rajadas de vento.
Segundo a Funceme, as chuvas previstas se devem à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favorece a formação de áreas de instabilidades na porção centro-sul do Ceará.
Devido ao aumento da nebulosidade no estado, as temperaturas máximas (no período da tarde) podem atingir cerca de 37°C em alguns municípios do Cariri, Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, as máximas variam entre 31°C e 35°C, enquanto as mínimas podem chegar a aproximadamente 19°C, em áreas serranas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário