CRATO NOTICIAS player

domingo, 12 de janeiro de 2025

11 cidades da região do Cariri estão sob alerta de Inmet por chuvas intensas

Chuva em Juazeiro do Norte

esses locais, a população deve ficar atenta às condições climáticas e seguir as orientações de segurança.
Rute Oliveira    https://www.miseria.com.br/
Foto: Rogério Brito/ Portal Miséria

Neste final de semana, a região do Cariri, será impactada por chuvas e ventos intensos, de acordo com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado recebeu dois tipos de aviso meteorológico: um amarelo e um laranja, que indicam diferentes níveis de risco.

O aviso amarelo, com menor grau de gravidade, abrange Fortaleza e 182 municípios, e prevê chuvas de até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h. Este alerta é válido até as 10h deste sábado (11). Já o aviso laranja, que indica maior perigo, afeta 11 cidades cearenses, incluindo diversos municípios do Cariri, onde a previsão é de chuvas intensas com acumulados de até 100 mm por dia e ventos de 60 a 100 km/h. Este alerta é válido até as 10h do próximo domingo (12).

No Cariri, as cidades que estão sob o aviso de “perigo”, com maior risco de danos, incluem Aiuaba, Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Jati, Penaforte, Salitre e Santana do Cariri. Nesses locais, a população deve ficar atenta às condições climáticas e seguir as orientações de segurança.

O Inmet recomenda, entre outras precauções, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, bem como reduzir o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada, em razão do risco de danos causados por descargas elétricas.

Segundo o Inmet população deve estar preparada para mudanças rápidas nas condições do tempo e adotar medidas de segurança para minimizar os impactos das condições climáticas adversas que atingem a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário