CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Uso de medicação de prevenção ao HIV cresce no Ceará, mas enfrenta desinformação e distribuição limitada

Foto Ministério da Saúde
A distribuição de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) cresceu significativamente no Ceará desde 2018 — ano em que a medicação passou a ser distribuída no Sistema Único de Saúde (Sus) —, mas o acesso da população ao medicamento preventivo contra o HIV ainda esbarra em desinformação e em distribuição centralizada. Neste domingo, 1º de dezembro, é marcado o Dia Mundial de Combate à Aids.

Conforme o Ministério da Saúde, a prevenção com PrEP consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, vírus causador da Aids. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

No Ceará, apenas 11,41% dos municípios possuem unidades onde é possível receber a Prep. O número representa 21 das 184 cidades do estado.

A capital Fortaleza é um dos municípios da lista. Uma das nove unidades de saúde onde é possível receber a PrEP é a Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no bairro Passaré

Com informações do G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário