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segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Consumo do cearense segue Brasil, e geladeira e lava-roupa se destacam no mercado de bens duráveis

 

São Paulo. O mercado de produtos de tecnologia e bens duráveis no Brasil cresceu 11% de janeiro a maio deste ano. Isso aponta um início de recuperação após um período de dois anos de declínio acentuado. Todas as categorias analisadas pela NielsenIQ GfK exclusivamente para a Eletrolar Show 2024, performaram bem, com destaque de vendas para as geladeiras, com aumento de 22% em unidades e máquinas de lavar roupas, com crescimento de 17%, as duas do segmento linha branca.

Além disso, as categorias de ar-condicionado e ventiladores tiveram um impacto significativo devido ao calor, impulsionando ainda mais os resultados do setor. O reposicionamento de preços foi puxado principalmente pela linha branca, que mostrou um aumento consistente nos preços a partir do segundo semestre de 2023. A categoria de portáteis também destacou-se pela consistência no reposicionamento de preços.

Ao ter um olhar regional, o Nordeste acompanha o movimento do país e tem ar-condicionado, refrigeradores e máquinas de lavar, ou seja, a linha branca, impulsionando a retomada deste mercado. Em percentuais, o segmento subiu 22% em quantidade de unidades vendidas e 36% em faturamento na região.

O consumo de produtos de tecnologia e bens duráveis apresentou um ticket médio mais estável no período, ou seja, os vendedores conseguiram equilibrar unidade em relação ao preço para manter o faturamento, sem grandes aumentos de valor para o consumidor final.

"Esse crescimento regional mostra que a recuperação é abrangente e não se limita a áreas específicas, evidenciando a demanda consistente por tecnologia e bens duráveis em todo o país", afirmou o diretor de Sucesso do Cliente Tech & Durables da NielsenIQ GfK no Brasil, Ricardo Moura, lembrando que a pesquisa não faz recorte por estado.

Com informações do Diário do Nordeste

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