CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Entrada de animais de estimação é liberada em supermercados no Rio de Janeiro


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), assinou um decreto nesta sexta (5) que regulamenta a entrada de animais de estimação em supermercados.

A iniciativa partiu da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), que criou e será responsável por emitir os “selos Super Pet” para os mercados que aderirem à medida e seguirem as regras do município.

Segundo Paes, o Rio é a primeira capital a autorizar o acesso de cachorros e gatos aos estabelecimentos.
O texto cita como justificativa “o aumento da disseminação da cultura pet friendly entre a população e o comércio em geral” e “a necessidade de se estabelecer critérios e parâmetros para a adaptação da cultura pet friendly ao exercício das atividades econômicas”.


Foto: Reprodução

A partir de agora os animais, sempre acompanhados de seus donos, são permitidos por toda a área de comercialização dos produtos, mas não podem circular nas áreas de armazenamento, produção e manipulação de alimentos.

Os cães devem obrigatoriamente usar coleira ou focinheira (dependendo do seu porte,) e os gatos, estar em caixas adequadas para o seu transporte. Não está permitido oferecer água ou comida dentro do supermercado, nem o ingresso de animais visivelmente agressivos ou machucados.

Segundo o decreto, os mercados precisam exigir dos donos certificado de vacinação e comprovante de vermifugação e manter um ou mais funcionários paramentados para efetuar exclusivamente a limpeza do ambiente quando for necessário.

Os estabelecimentos podem ainda instalar áreas de recreação para os animais sob a supervisão constante de um empregado, disponibilizar carrinhos específicos para carregar as compras e os pets simultaneamente e oferecer água potável em ambiente específico.

As lojas devem também manter um aviso dizendo tratar-se de estabelecimento pet friendly, indicando as espécies que podem entrar (cães e gatos) e as regras e restrições para o acesso e a condução dos animais no estabelecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário