CRATO NOTICIAS player

sábado, 25 de setembro de 2021

Cearense descobre ter tipo sanguíneo 'U Negativo' e entra para grupo raro de doadores

Antes de constatar a raridade do seu tipo sanguíneo, o motorista do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) Gildásio Costa, 41 anos, costumava fazer doações recorrentes na instituição, a fim de salvar outras vidas. No entanto, há quatro anos, o homem descobriu que possuía o sangue ‘U Negativo’, se tornando, assim, parte de um grupo seleto de pessoas que doam por convocação do hemocentro. As informações são do Diário do Nordeste.

Gildásio conta ainda que, a partir do momento que descobriu a raridade do seu tipo sanguíneo, a frequência de doações que realizava teve de ser modificada, já que as bolsas têm uma validade. "O que mudou é que agora eu faço uma doação específica pra pessoa que tá precisando daquele tipo de sangue compatível com o meu”.

“Se eu fizer uma doação hoje e daqui a um ou dois meses uma pessoa específica precisar do meu sangue, eu não iria poder doar, porque ainda não estaria no prazo. Me orientaram a doar só quando for convocado, é melhor garantir para ajudar aquela pessoa certa do que não poder ajudar no momento em que a pessoa mais precisa”, continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário