![]() |
| Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil |


![]() |
| Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil |



A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu nesta segunda-feira (22) que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, assuma a relatoria do pedido de investigação sobre pagamentos feitos pelo banqueiro Daniel Vorcaro para o filme Dark Horse, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O parecer foi solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes após uma petição apresentada pelo deputado federal Lindbergh Farias. No documento, o parlamentar pede a apuração de um suposto pedido de recursos feito pelo senador Flávio Bolsonaro a Vorcaro para financiar as gravações do longa-metragem.
Com a manifestação da PGR favorável ao envio do caso para Mendonça, Moraes encaminhou a questão ao presidente do STF, Edson Fachin, que deverá decidir qual ministro ficará responsável pela análise do pedido.
A solicitação de investigação surgiu após a divulgação de conversas entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, investigado no chamado caso Master. Segundo Lindbergh Farias, o financiamento do filme teria relação com condutas atribuídas ao ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que, posteriormente, também foi apontado como produtor-executivo da obra.
Após a repercussão do caso, Flávio Bolsonaro negou ter acertado qualquer vantagem indevida com o banqueiro e afirmou que os recursos destinados ao filme eram de origem privada. O projeto ganhou visibilidade após reportagem do The Intercept Brasil revelar o pedido de financiamento feito ao empresário.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Miragem para investigar um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo a gestão do Banco Digimais, controlado pelo líder religioso Edir Macedo. A Justiça Federal autorizou o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em São Paulo, além do bloqueio de bens e valores que podem chegar a R$ 670 milhões.
Segundo a PF, as investigações apontam indícios de manipulação de balanços e resultados contábeis para ocultar a real situação financeira da instituição, criando uma aparência de solvência perante órgãos reguladores. Os investigadores também apuram a realização de operações de crédito consideradas irregulares e a inserção de informações falsas em sistemas oficiais.
Edir Macedo é um dos investigados no caso por ser proprietário do banco. Como reside no exterior, não houve pedido de mandado de busca contra ele, mas a decisão judicial autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, incluindo o empresário.
De acordo com a Polícia Federal, relatórios do Banco Central do Brasil identificaram graves irregularidades na condução dos negócios da instituição. As apurações indicam que as práticas investigadas teriam gerado a supervalorização de ativos e receitas artificiais de centenas de milhões de reais.
Os investigados poderão responder por crimes como gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela legislação financeira. Até o momento, o Banco Digimais não havia se manifestado sobre a operação.
https://www.newscariri.com.br/2026/06/pf-faz-operacao-contra-banco-de-edir-macedo-e-bloqueia-ate-r-670-milhoes-em-bens
Seis mortes violentas foram registradas neste fim de semana na região do Cariri bem diferente que o anterior quando não tivemos mortes. Neste, foram cinco em acidentes de trânsito e um homicídio com dois corpos de Santana do Cariri e os demais de Assaré, Farias Brito, Antonina do Norte e Campos Sales. Segundo levantamento feito pelo Portal M1, duas mortes aconteceram na noite de sexta-feira, mais duas no sábado e outras duas neste domingo.
Por volta das 20 horas de sexta-feira, numa das curvas da CE-176 na descida da Ladeira do Sítio Pilar em Assaré, Evandro Ferreira de Mendonça, de 41, que residia em Juazeiro, morreu preso às ferragens de sua Topic. Ele transportava roupas e foi colhido por um caminhão que conduzia carga de pedras e churrasqueiras. O caminhoneiro Raimundo Marcone Pinheiro, de 49, foi socorrido com o ajudante Wilian Alencar do Nascimento, de 47. Na Topic estava ainda o ajudante Anthony André Amorim Campos, que mora em Juazeiro e foi socorrido.
Três horas depois, ainda na sexta-feira, Joel Liberalino de Menezes Neto, de 32 anos, o “Netinho” foi morto a tiros no banheiro de um bar no centro de Farias Brito onde tentou se refugiar. Ele estava com algumas pessoas no estabelecimento assistindo ao jogo da Seleção Brasileira quando dois homens chegaram numa moto e o mesmo correu para o cômodo onde foi morto. Uma pessoa saiu baleada e foi socorrida e outra pulou um penhasco perto do bar. “Netinho” não respondia procedimentos criminais.
Às 02h30min da madrugada de sábado houve acidente com vítima fatal no Sítio Serra dos Almeidas na saída de Antonina do Norte para Campos Sales. No local, morreu o caminhoneiro Francisco Irinaldo Simão, de 42 anos, que residia na Rua José Rodrigues (Bairro Presidente Costa e Silva) em Mossoró (RN). Ele transportava uma carga de sal quando perdeu o controle de direção do caminhão Mercedes Benz e foi arremessado no capotamento do veículo.
Cerca de três horas e meia depois, ainda no sábado, Jair Nunes da Silva, de 22 anos, o “Gordinho” morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia na Travessa Confiança (Bairro Alto Alegre) em Campos Sales e, às 23h30min de quarta-feira (17) caiu de sua moto na Estrada da Confiança quando seguia para casa. O mesmo foi socorrido e não resistiu morrendo três dias após o acidente.
Já por volta das 03h30min da madrugada de domingo outros dois jovens morreram quando trafegavam numa moto pela estrada do Sitio Mororó em Santana do Cariri. O piloto não viu um animal que estava na rodovia e bateu no mesmo supostamente um porco. No local, morreram o técnico veterinário Pedro Kauê Nunes Macário, de 19, e o estudante Paulo Henrique Claudino Martins, de 16 anos, que moravam no Sítio Barra daquele município para onde seguiam.
![]() |
| Foto Reprodução |
![]() |
| Foto Wandenberg Belém/SVM |

![]() |
| Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil. |
![]() |
| Foto: Luiz Agner/ IBGE |

A segurança pública e o esporte de Milagres foram fortalecidos, nesta sexta-feira (19), com a entrega de uma nova base do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e de uma central de videomonitoramento. Além das novas estruturas de segurança, a população passou a contar com uma nova areninha para práticas esportivas. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas e do prefeito Derson Eugênio.

“Não tenho nenhuma dúvida que esta base do Raio vai trazer muita paz e segurança para o povo de Milagres”, afirmou o governador Elmano de Freitas. “Temos um trabalho intenso no Ceará e já prendemos mais de 5.000 faccionados. Desses, mais de 2.500 eram homicidas”.

Para garantir a segurança da população, de acordo com o governador, os investimentos feitos, como mais de 1.700 viaturas às forças de segurança, têm gerado bons índices. “Os resultados estão aparecendo e somos o estado onde mais reduziu homicídios nesses primeiros meses de 2026, o que mais reduziu roubos no país, e vamos continuar a intensificar o trabalho”, reforçou Elmano de Freitas.

A iniciativa integra a estratégia de expansão do CPRaio para municípios com mais de 25 mil habitantes, consolidando o compromisso da gestão em ampliar a cobertura policial em todo o território cearense.
Prefeito de Milagres, Derson Eugênio avalia que a chegada do reforço policial representa o compromisso do Estado com os municípios. “Dentro de um ano e meio já são R$ 10 milhões de investimentos em Milagres. Hoje o governador não entrega só o Raio e não só a areninha, mas compromisso e dedicação com o povo”, comemorou o gestor municipal.

A unidade inaugurada em Milagres é a 83ª base do CPRaio entregue no Ceará, cobrindo o 82º município do estado. Sob a atual gestão, esta é a 14ª, com previsão de instalação de outras quatro bases para finalizar a 4ª fase do projeto.

O secretário da Segurança Publica e Defesa Social, Roberto Sá, vê com otimismo o investimento realizado em Milagres. “Eu vejo de uma forma muito entusiasmada o fortalecimento das nossas vinculadas, das polícias, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense, colocando o policial mais perto da população. É a 14ª base do Raio na atual gestão e nós estamos com mais de 2.600 profissionais na academia, que daqui a pouco vão estar se somando ao efetivo nosso para proteger a população”, comentou.

Roberto Sá ressalta que investimentos assim, somado ao trabalho dos policiais, tornam o Ceará no estado que mais reduz crimes contra a vida e contra o patrimônio. “Em pouco mais de três anos já foram nomeados mais de 5.500 profissionais. Foi instituído um sistema de metas que premia nossos policiais por alcançar meta de redução de criminalidade, aumentou batalhões, criou delegacias, comprou viaturas e equipamentos de ponta. Nós temos hoje o armamento mais moderno do mundo. Temos reduzido todos os indicadores de criminalidade”, pontuou o titular da SSPDS.

Comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Sampaio destacou que a entrega do novo equipamento significa mais territorialidade atingida pela segurança pública. “Nós temos que ocupar todos os espaços, com todos os esforços necessários, para que o povo se sinta mais seguro”, afirmou, acrescentando que onde o Raio chega, imediatamente é registrada redução de roubos e crimes contra a vida. “É uma atuação forte, voltada para a abordagem. Cada homem e mulher que compõe o Raio é treinado com uma carga horária superior a 250 horas/aula, além da carga horária prevista para o policial militar”, destacou. “São os verdadeiros cavaleiros de aço. No Ceará, bandido não está seguro!”, avisou.

O investimento na infraestrutura da unidade, que incluiu reforma do prédio, novas instalações elétricas, hidráulicas e de iluminação, totalizou R$ 1.651.573,59 oriundos do Tesouro do Estado. A base conta com um efetivo de 23 policiais militares e uma frota de oito motocicletas e uma viatura de quatro rodas.

Moradora de Milagres há 31 anos, Cida do Benedito não esconde o orgulho de ver a cidade mais segura. “Muito orgulhosa. Não só eu, como a população toda. A gente se sente mais segura e sabe que pode ficar mais à vontade”, disse.

Juntamente ao policiamento, a nova Central de Videomonitoramento passa a operar com 14 câmeras reforçando a capacidade de resposta da segurança pública. Atualmente, o estado totaliza 91 centrais de videomonitoramento, conectando 6.082 câmeras aos sistemas da SSPDS.
“É uma grande satisfação poder contar com o Raio. São policiais preparados e equipados para cuidar da gente, principalmente porque moramos em um bairro mais afastado do centro”, relata Janaína da Silva, moradora do Benedito, em Milagres, ao relatar que o bairro precisava de reforço na segurança. “Esse batalhão me passa mais segurança inclusive para criar meus quatro filhos”, acrescenta.

Além das medidas de segurança, o Governo do Ceará entregou em Milagres a 455ª areninha do estado. O equipamento, situado no Parque de Eventos do município, recebeu um investimento de R$ 376.321,80 do Tesouro do Estado para a sua execução. A nova estrutura ocupa uma área de intervenção de 1.200 m² e conta com um campo society de grama sintética, alambrados e redes de proteção. Para garantir a utilização do espaço em diferentes horários e o conforto dos frequentadores, o complexo também dispõe de torres de iluminação, vestiários com banheiros e acessos totalmente pavimentados.

À frente da Secretaria do Esporte, Rogério Pinheiro afirmou que entregar areninha significa mais do que garantir a prática esportiva. “Essa é a maior política pública de esporte de todo o país, que é referência. É um espaço que não serve só para a prática de esportes, mas um espaço de convivência social e combate a violência do nosso país, porque aqui, nós vamos desenvolver políticas públicas, projetos sociais que serão ofertados a nossa população. Acima de tudo vamos formar cidadãos”, observou.

Desde 2023, já foram inauguradas 155 areninhas, proporcionando espaços estruturados de lazer, esporte e integração para as comunidades cearenses.

Um grave acidente de trânsito registrado na manhã deste domingo (21) resultou na morte de um motociclista na BR-116, na altura da região das Três Bodegas, no Sítio Capitão-Mor, em Icó. A ocorrência foi registrada por volta das 7h30.
A colisão frontal envolveu uma motocicleta Honda CG 160 Fan, de cor vermelha, conduzida pelo jogador de futebol amador José Marcos Gerônimo, de 30 anos, conhecido como Socó, e um ônibus de turismo. De acordo com as informações apuradas, os veículos trafegavam em sentidos opostos quando ocorreu o impacto.
Com a violência da batida, José Marcos sofreu múltiplos traumatismos e morreu ainda no local. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), composta pelo socorrista Zé Gotinha e pela técnica de enfermagem Alda Fidélis, esteve na ocorrência e apenas constatou o óbito.
A motocicleta ficou completamente destruída em decorrência da colisão.
Segundo informações preliminares, Socó retornava de um evento esportivo realizado na região do Cascudo e seguia para sua residência, no Conjunto M, quando aconteceu o acidente.
O motorista do ônibus permaneceu no local e prestou esclarecimentos à polícia. Em seu relato, afirmou que o motociclista teria invadido repentinamente a pista contrária, não havendo tempo para evitar a colisão.
As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

Mais três jovens morreram na região do Cariri em decorrência de acidentes com motocicletas. Por volta das 6 horas deste sábado Jair Nunes da Silva, de 22 anos, o “Gordinho” morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia na Travessa Confiança (Bairro Alto Alegre) em Campos Sales e, às 23h30min de quarta-feira (17) caiu de sua moto na Estrada da Confiança quando seguia para casa. O mesmo foi socorrido e não resistiu morrendo três dias após o acidente.
Já por volta das 03h30min da madrugada deste domingo outros dois jovens morreram quando trafegavam numa moto pela estrada do Sitio Mororó em Santana do Cariri. O piloto não viu um animal que estava na rodovia e bateu no mesmo supostamente um porco. No local, morreram o técnico veterinário Pedro Kauê Nunes Macário, de 19, e o estudante Paulo Henrique Claudino Martins, de 16 anos, que moravam no Sítio Barra daquele município para onde seguiam.

Uma mulher foi morta a facadas por um parente e teve o corpo sepultado neste domingo. Maria Regina Sampaio da Silva, de 35 anos, era de Lavras da Mangabeira e residiu no Sítio Seriqueira (Distrito de Quitaiús) na zona rural daquele município caririense. O crime aconteceu na madrugada deste domingo no município de Santa Adélia (SP) quando foi esfaqueada após desentendimento em um bar na Rua Expedicionário daquele município paulista, onde ocorria uma festa.
O autor do crime foi José Julielton de Araújo, que fugiu e foi preso horas depois por policiais militares enrolado numa lona plástica num imóvel em Santa Adélia. Ele estava morando temporariamente na residência do irmão da vítima, já que a irmã de Julielton é casada com o irmão de Maria Regina. O caso repercutiu devido à proximidade entre o investigado e a família da vítima, cujo corpo foi velado no Velório Municipal de Santa Adélia e sepultado ontem.