Foto Fernando Frazão/Agência Brasil) |
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a partir desta terça-feira, 1º, vai vigorar bandeira tarifária vermelha patamar 2, o que vai encarecer ainda mais a conta de luz para os consumidores.
Com a decisão da Aneel, a conta de luz no próximo mês terá cobrança adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Isto significa um aumento em relação a setembro, que está sob bandeira vermelha patamar 1 (cujo acréscimo é de R$ 4,46 a cada 100 kWh).
Será o maior patamar de cobrança adicional definida pela agência desde abril de 2022, quando a bandeira "escassez hídrica" estava em vigor.
Os fatores citados pela Aneel para o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foram: risco hidrológico o aumento do chamado Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), valor da energia elétrica calculado para ser produzida em determinado período.
Na prática, as previsões de baixa afluência (chuvas) para os reservatórios das hidrelétricas e a elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro levaram a esse aumento do PLD.
Com informações do O Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário