Dentre os 13 presídios, estão unidades com alto índice de superlotação, como as Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs)
Em meio à superlotação e a constante tensão dentro das unidades prisionais do Estado - que dividem os internos de acordo com predileção por facção criminosa - o contingente populacional pode até dobrar em 13 equipamentos, no próximo fim de semana. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) autorizou visitas extraordinárias dos companheiros e companheiras dos presos. Juntos, esses presídios possuem 14.241 detentos.
A 'Pernoite do Dia dos Presos' deve acontecer de 22 a 23 de setembro. O benefício foi publicado em portaria da Coordenadoria Especial do Sistema Prisional (Coesp) e considera "a necessidade de manter o vínculo familiar dos detentos do Estado do Ceará, principalmente em datas específicas e fundamentada na Lei da Execução Penal". No Ceará, o Dia do Presidiário é celebrado no dia 18 de setembro, o que motivou a cessão do pernoite.
Dentre os 13 presídios, estão unidades com alto índice de superlotação, como as Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs) - com excedente populacional de 25,4% a 88%, segundo dados da Sejus - instaladas em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os mesmos equipamentos costumam registrar fugas em massa e em um deles, a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), os presos, ligados à facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), são mantidos fora das celas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário