CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Tropas da Força Nacional seguem para patrulha no Recife








Organização da Força Nacional antes de ir para as ruas da Região Metropolitana (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
O primeiro grupo da Força Nacional de Segurança Pública já começou a mobilização para dar suporte ao esquema de segurança no Recife e Região Metropolitana (RMR) – que estão sem a cobertura da Polícia Militar –, na manhã desta quinta-feira (15). A concentração se deu, inicialmente, no Centro de Ensino Metropolitano II do Corpo de Bombeiros, no Curado, em Jaboatão dos Guararapes. De lá, a equipe foi dividida em carros para ficarem dispersos pela RMR.

A Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac) ficará responsável por orientar a Força Nacional na localização e geografia das cidades. A Ciosac é ligada à PM, mas não faz parte do grupo que está em paralisação. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve trazer mais tropas da Força Nacional às 11h30 e outro às 16h30, conforme assessoria de comunicação do governo estadual. Para não atrapalhar o esquema de segurança, a assessoria não divulgou o contingente das tropas.
A presença da Força Nacional faz parte de um pedido feito pelo Governo de Pernambuco ao Governo federal para preservar a ordem pública e a segurança dos cidadãos e do patrimônio do estado. A solicitação foi feita na noite da quarta (14), em caráter de urgência, e enviado para a presidente Dilma Rousseff.

O pedido também foi encaminhado para o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que desembarca nesta quinta no Recife para uma reunião com o governador do estado, João Lyra Neto. A previsão é de que Cardozo chegue na capital por volta das 16h.

Fonte: G1/ Pernambuco

Volta a chover em algumas cidades do Cariri após 10 dias de escassez

André Barbosa
(Foto: Reprodução/Funceme)
Algumas cidades do Cariri cearense amanheceram de uma forma que não acontecia há dez dias: com chuva. Em Juazeiro do Norte a escassez continua. O último registro realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME foi em 02 de maio, quando o órgão apontou volume de nove milímetros na Terra do Padre Cícero.

De acordo com o boletim diário da fundação, os maiores registros desta quinta-feira, 15, aconteceram na região Jaguaribana. Icapui liderou os índices com 209 milímetros, seguido por Jaguaruana e Fortim, ambos com 75mm. A região central e dos Inhamuns também obtiveram bons volumes, com Quixadá (59mm) e Ibaretama (33m). Em Fortaleza choveu 43 milímetros. O órgão registrou pluviosidade em 109 dos 184 municípios do Ceará.

Mais discreto, a região do Cariri apresentou chuvas em apenas 12 municípios e somente Barro superou a casa dos cinco milímetros, com 15.2mm. Jati e Aurora obtiveram 5 milímetros; Mauriti e Porteiras 4.6mm; Aurora 4mm; Milagres, Brejo Santo e Lavras da Mangabeiras 3.5; Penaforte e Umari com 2; Crato obteve 1.9mm e Baixio apenas um milímetro. A leve chuva que caiu em Juazeiro do Norte nesta manhã não foi suficiente para figurar no pluviômetro da Funceme.

A permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no setor norte do Nordeste brasileiro deixa as condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuvas isoladas ao longo do dia no centro-norte do Estado. Nas demais regiões cearenses, a Funceme prever céu com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas isoladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário