
A inauguração do maior monumento do mundo em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, no Crato, ultrapassou as fronteiras do país e ganhou repercussão na imprensa internacional. Os principais jornais da Itália e da Argentina noticiaram a chegada da estátua de 54 metros de altura, superior em tamanho ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Entre os jornais que repercutiram a inauguração estão Il Messaggero, Corriere della Sera, La Nación e Clarín. Nas matérias, o monumento foi descrito como “imponente”, e os veículos destacaram que, além do simbolismo religioso para os católicos, a estátua deve impulsionar o turismo e fortalecer a economia local nos próximos anos.
O La Nación detalhou ainda o processo de construção — material e pintura —, ressaltando que a imagem foi produzida em partes para viabilizar a montagem. Também mencionou que a execução levou um ano e cinco meses e envolveu mais de 30 profissionais.

Manchetes utilizadas para noticiar a inauguração. Foto: Reprodução.
Nova imagem
A solenidade de inauguração do monumento, em 13 de novembro, reuniu cerca de 39 mil fiéis vindos de diversos municípios do Ceará e de outros estados do Nordeste. A celebração contou com a bênção da Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima, que retornou ao Cariri após mais de 70 anos.
A nova obra, assinada pelo artista pernambucano de Petrolina, Ranilson Viana, substitui a antiga estátua, que tinha 45 metros de altura. As duas superam o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que possui 38 metros, e também a imagem de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, com 27 metros. Com investimento de 3,2 milhões de reais, o monumento integra o patrimônio simbólico do Crato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário