CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Doce de leite ‘fake’ é encontrado em supermercados de Fortaleza e confunde consumidores

Foto: Reprodução/Reclame Aqui
Embalagem similar, localização sem qualquer aviso de produto análogo e preço mais atraente são a receita ideal para que um produto “fake” passe despercebido e chegue à mesa do consumidor. O produto da vez é o doce de leite. 

Em redes sociais e na plataforma de comunicação entre consumidores e empresas, “Reclame Aqui”, dezenas de relatos convergem para a mesma situação: a aquisição de um produto com embalagem semelhante à do doce de leite.

Em casa, ao abrir o produto, o cliente percebe que o alimento possui textura “que não é a do doce de leite” e “sabor praticamente inexistente”.

O Diário do Nordeste visitou supermercados e atacarejos de Fortaleza para saber se os estabelecimentos da Capital estão comercializando esses produtos e de que forma, além de realizar pesquisas em aplicativos de delivery de mercado.

Em pelo menos três estabelecimentos, foram encontrados doces análogos ao de leite e/ou cuja localização nas prateleiras e comunicação do fabricante podem confundir clientes.

Nesses produtos encontrados pela coluna, é perceptível uma diferença de preço de, em média, R$ 2 entre doce de leite original e o similar, que, de fato, apresenta preço mais baixo (foram comparadas embalagens de 400g).

A fabricação desses itens similares de baixo custo é uma estratégia antiga da indústria. Em muitos casos, as marcas estão em conformidade com a lei por enquadrarem esses produtos em opções regulamentadas, mas o problema são as táticas usadas para confundir os compradores, como embalagem, design e nome semelhantes, além do posicionamento nas gôndolas, sobretudo em período de inflação do item.

Por isso, recentemente, consumidores se depararam com muitos derivados de leite, como queijo e requeijão, além do azeite e até o café.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário