![]() |
| Foto Shutterstock |
A obrigatoriedade do Pix Automático entra em vigor no país a partir desta segunda-feira (13). Criada pelo Banco Central, em 16 de junho deste ano, a funcionalidade agora será exigida de instituições financeiras.
O Pix Automático é usado em casos de pagamentos recorrentes, como contas de consumo, que incluem energia, água, internet, telefone, gás e outras, além de mensalidades escolares e assinaturas. O principal intuito da medida é facilitar essas quitações.
A ferramenta permite que o usuário autorize a cobrança uma única vez e as contas são pagas automaticamente, sem a necessidade de repetir o processo a cada vencimento.
O método facilita o recebimento do pagamento de clientes de qualquer banco, otimizando a cobrança das empresas. Já no débito automático tradicional, é necessário firmar um convênio específico com cada banco para cada cliente, o que torna o processo mais complexo.
Na transação, os clientes em nenhum momento serão cobrados pelo uso da funcionalidade, contudo, bancos e instituições financeiras podem cobrar das empresas pela oferta.
A expectativa é que os custos sejam menores que os do débito automático, ou até inexistentes, devido à forte concorrência.
Atualmente o serviço automático já beneficia 60 milhões de pessoas no Brasil que não possuem acesso a cartão de crédito para assinaturas.
Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:
Postar um comentário