CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Guilherme Boulos é anunciado como novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência


A pasta é o ministério responsável pelo diálogo e aproximação do governo com organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
Bruna Santos  https://www.miseria.com.br/ 

Guilherme Boulos, Lula e Márcio Macêdo, em sequência. Foto: Ricardo Stuckert / PR.

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) assumirá o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. O anúncio foi feito na última segunda-feira (20), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Boulos substituirá Márcio Macedo, que estava na função desde 2023.

nomeação deve ser oficializada no Diário Oficial desta terça-feira (21). Em comunicado oficial, o Palácio do Planalto informou que além dos citados, a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram da reunião de convite junto ao presidente. 

Ele vai substituir o companheiro Márcio Macedo na função, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo”, disse Lula em publicação nos seus canais de comunicação.

Destaca-se que a pasta é o ministério responsável pelo diálogo e aproximação do governo com organizações da sociedade civil e movimentos sociais, onde Boulos construiu parte de sua trajetória política, em especial no Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), grupo que atua por moradia digna e reforma urbana. 

Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil. Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto”, agradeceu o novo ministro através das redes sociais.

Guilherme Boulos tem 43 anos, nasceu em São Paulo, e é graduado em Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo). Também é mestre em Psiquiatria pela mesma instituição. Foi eleito deputado federal em 2022, com mais de 1 milhão de votos. O novo ministro foi eleito deputado federal em São Paulo em 2022. Disputou a presidência em 2018 — junto a Sônia Guajajara, que hoje ocupa o Ministério dos Povos Indígenas —, e a prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, sendo derrotado na duas últimas no segundo turno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário