![]() |
| Foto Fco Fontenele |
Em setembro, o Ceará registrou 3.699 ocorrências de incêndios, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O mês abre as portas do “BR-O-BRÓ”, que segue em outubro, novembro e dezembro. Período é marcado por calor e tempo seco, condições naturais que podem agravar incêndios.
Nos primeiros nove dias de outubro, até essa quinta-feira, 9, 396 casos constam no acompanhamento dos bombeiros. Segundo balanço da corporação, setembro de 2024 teve 4.102 ocorrências de incêndios. Em 2023, foram 4.333 casos do tipo.
O capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e ex-colunista do O POVO, Romário Fernandes explica que os municípios de Fortaleza, Sobral, Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte sempre apresentam mais casos porque são as maiores cidades e os incêndios são sempre ação humana.
"Todo incêndio de vegetação tem causas humanas. São pessoas que põem fogo na vegetação, normalmente, para limpar terreno ou para se livrar de lixo e acaba fugindo do controle, né? Então, não existe incêndio em vegetação de causas naturais. Aqui, os fatores naturais apenas potencializam. Aumentam as chances e a amplitude que a coisa pode tomar", detalha.
Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário