![]() |
| Foto Hellynara Fernandes |
O governo do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou, na noite deste último domingo (5), a chegada, nas próximas horas, de doses do antídoto contra intoxicação por metanol, solicitadas ao Ministério da Saúde.
A informação foi divulgada nas redes sociais do chefe do Executivo cearense. A medida ocorre em meio à crise sanitária nacional que já pode ter provocado até 13 mortes em todo o país.
“Sobre os dois casos suspeitos de contaminação registrados neste fim de semana, em Quixeramobim e Caucaia, os exames iniciais da Pefoce deram negativo para metanol”, informou, em nota, o governador Elmano de Freitas.
Ele destacou ainda que, ao tomar conhecimento dos casos suspeitos, “prontamente nossas equipes da Secretaria da Saúde cumpriram os protocolos de acompanhamento às vítimas e orientação às unidades de saúde”.
Desde o início, o Estado tem adotado medidas de prevenção e monitoramento. “Semana passada criamos um grupo de trabalho entre a Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança Pública e Perícia Forense, reforçando o diálogo com o Governo Federal”, afirmou a nota. O governo também divulgou uma nota técnica do Ministério da Saúde sobre a importância da detecção precoce e tratamento.
A fiscalização do transporte de bebidas foi intensificada em parceria com a Secretaria da Fazenda. “Carregamentos, inclusive, já foram apreendidos na semana passada e encaminhados para testes na Pefoce”, informou o governo.
O governador reforçou a orientação à população: “É importante evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa, sobretudo destilados. Em caso de sintomas como embriaguez persistente, dor de barriga ou alteração visual entre 12 e 24 horas após o consumo, procure imediatamente uma unidade de saúde”.
Com informações do Site Opinião CE.

Nenhum comentário:
Postar um comentário