CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Mais de 1,2 mil jovens foram apreendidos no Ceará em 2025; roubo e homicídio são principais crimes

Foto Diário do Nordeste 
As apreensões de crianças e adolescentes pela prática de atos infracionais acontecem diariamente no Ceará. Neste ano, mais de 1,2 mil jovens já passaram pelo Sistema Socioeducativo Estadual. Alguns deles já foram apreendidos mais de uma vez no ano corrente, o que eleva o número de recepções a mais de 1,5 mil no ano, segundo dados da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

Os números de jovens apreendidos e de recepções totais, contabilizados pela Seas, reduziram gradualmente a cada ano, entre 2020 e 2024, no Ceará. A queda do primeiro índice foi de 25,4% e do segundo, 26,6%, no intervalo de 4 anos.

Os dados da Seas também detalham os principais crimes cometidos pelos jovens apreendidos em 2025: 26,4% praticaram atos infracionais análogos a roubos (simples ou qualificado); 24%, atos análogos a homicídios (simples ou qualificado); e 20,7%, atos análogos ao tráfico de drogas.*

Crianças e adolescentes, ligados à criminalidade, acabam por assumir delitos que são cometidos em parceria com adultos ou são os "elos mais frágeis" de um grupo criminoso.

recepções de jovens por atos infracionais são registradas por dia, em média, no Ceará, no ano corrente. O mês que teve mais recepções em 2025 foi maio, com 211 registros; e o mês que teve menos recepções, agosto, com 147 ocorrências. O mês atual de setembro já conta com 82 apreensões, até a última sexta-feira (12).

O coordenador do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), sociólogo Thiago de Holanda, afirma que "crimes como o tráfico, o assalto, o furto, crimes contra o patrimônio, são os jovens que são aprendidos em flagrante, com pequena quantidade de droga ou com uma arma".

Já "o homicídio requer uma investigação maior para poder realmente elucidar, fazer a denúncia e aquele jovem responder. Um adolescente não tem muito essa oportunidade de defesa, porque, muitas vezes, quando ele é apreendido, ele já desce para o (Sistema) Socioeducativo. As pessoas que têm mais de 18 anos podem responder a isso em liberdade".

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário