![]() |
| Foto: Helene Santos/Governo do Ceará |
As exportações de calçados produzidos no Ceará com os Estados Unidos como destino despencaram 49,20%, quando saíram de 4.417.721 de pares comercializados, em agosto de 2024, para 2.243.785, em agosto de 2025. O resultado é influenciado pelo tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump (EUA) a produtos brasileiros.
No País, esse recuo foi de 17,6%, segundo cálculo feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que classificou a queda como “os primeiros impactos da implementação da tarifa adicional de 50% sobre produtos originários do Brasil”.
“O resultado denota a perda de competitividade tarifária das exportações perante a medida, mesmo considerando que o mês de agosto ainda reflete o movimento de antecipação de embarques por parte das empresas, a fim de evitar a incidência da tarifa adicional, e o cumprimento de pedidos em carteira”, completou nota enviada ao O POVO.
Dados da plataforma Comex Stats, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), indicam ainda uma redução da ordem de 41,82% entre julho e agosto de 2025 no envio de calçados fabricados no Ceará para os Estados Unidos.
O Estado concentra o segundo maior número de indústrias calçadistas do País e sofre com os efeitos do tarifaço e da concorrência internacional.
Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário