![]() |
| Foto Ribamar Neto/UFC |
Com o avanço da nanotecnologia e a biotecnologia, a medicina vem encontrando soluções para uma das doenças com tratamento mais doloroso: o câncer.
A nanotecnologia é a área da ciência que manipula a matéria em escalas extremamente pequenas (um nanômetro corresponde a um milionésimo de milímetro), o que permite ajustes com maior exatidão e que os fármacos sejam utilizados em doses menores.
Na medicina, a nanopartícula mais conhecida é a da vacina de RNA mensageiro para covid-19, uma nanopartícula lipídica que facilita a entrega de RNA nas células.
Diante das novas oportunidades, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão avançando no uso da nanotecnologia para criar medicamentos mais eficazes no combate à doença. O tratamento, que rendeu uma nova patente à instituição, é capaz de levar princípios ativos diretamente às células tumorais sem afetar tecidos saudáveis.
Isso promete aumentar a taxa de sucesso dos tratamentos, reduzir contraindicações e amenizar efeitos colaterais.
Chamada de “cápsula inteligente”, o tratamento pode ser usado contra o câncer de próstata, um dos mais prevalentes e letais entre homens. A nanoformulação foi testada com o docetaxel, quimioterápico usado no tratamento do câncer de próstata metastático, que é o estágio avançado da doença, quando ela se espalha e forma novos tumores em outras partes do corpo.
Com informações do Site Opinião CE.

Nenhum comentário:
Postar um comentário