CRATO NOTICIAS player

domingo, 13 de abril de 2025

Lua Rosa poderá ser observada no Brasil neste domingo (13)

Foto Reprodução
Na noite deste domingo (13), um fenômeno astronômico promete chamar a atenção de quem observar o céu: a chamada Lua Rosa. O pico da observação será às 21h22 (horário de Brasília), quando a lua cheia estará posicionada na constelação de Virgem, próxima à estrela Spica, uma das mais brilhantes do céu.

Apesar do nome, a Lua Rosa não apresenta coloração rosada. A nomenclatura vem de povos indígenas da América do Norte, que batizavam as luas cheias com base nos ciclos naturais. A de abril faz referência à floração do *Phlox subulata*, uma planta de tom rosado típica da primavera no Hemisfério Norte. No Brasil, a data coincide com o outono.

Neste ano, o fenômeno será classificado como uma microlua — quando o satélite natural está mais distante da Terra, fazendo com que pareça menor no céu. A proximidade com a estrela Spica também oferece um contraste interessante para os amantes da astronomia.

Para as tradições cristãs, essa lua cheia é conhecida como “Lua Pascal”, pois define a data da Páscoa, que será celebrada no domingo seguinte, dia 20 de abril. Em outras culturas, ela também é chamada de “Lua da Semente” ou “Lua do Despertar”, associada a simbolismos de renovação.

Como observar

O fenômeno poderá ser observado a olho nu em praticamente todo o país. A partir das 18h30, a lua começa a surgir no horizonte leste, e o início da noite pode ser o melhor momento para visualização — quando o satélite está mais próximo da linha do horizonte, aparentando maior tamanho e podendo ganhar coloração alaranjada.

Para quem estiver em áreas urbanas, o ideal é procurar locais com pouca poluição luminosa, como praças, mirantes ou pontos mais afastados do centro urbano. Aplicativos de astronomia, como o Stellarium, podem ajudar a localizar a estrela Spica e outras constelações próximas.

Na madrugada do próprio domingo (13), algumas regiões do Brasil poderão ainda acompanhar um fenômeno adicional: a ocultação de Spica, quando a Lua passa à frente da estrela, “escondendo-a” temporariamente.

Com informações do Porral GC Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário