![]() |
| Foto Divulgação Ibama |
Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com Agência Brasileira de Inteligência (Abin), realizada nesta quinta-feira (13), resultou na apreensão de "milhares" de armadilhas para captura de lagostas em Acaraú, no litoral oeste do Ceará.
As 'marambaias', como são popularmente chamadas, foram encontradas a céu aberto em uma área de 15 mil metros quadrados na praia de Aranaú, e estavam prontas para serem lançados ao mar antes do fim do defeso, que ocorre apenas em 30 de abril. Até lá, a captura de lagosta é proibida por se tratar do período produtivo da espécie.
O número total de utensílios confiscados não foi divulgado pelo Ibama, mas o órgão informou se tratar da maior apreensão de armadilhas para captura de lagostas já realizada em território nacional. Com o resultado, o órgão estima que cerca de 300 toneladas de lagosta deixem de ser capturadas ilegalmente apenas em 2025.
A operação também contou com a participação da Receita Federal do Brasil, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, e Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).
Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:
Postar um comentário