O Ceará chega ao quarto dia seguido com aviso de “perigo potencial” devido às chuvas e ventos intensos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Praticamente todo o Estado está incluído no aviso, com exceção de uma pequena área no extremo sul.
O informe, válido até 10h desta sábado (7), aponta que 183 cidades cearenses podem ter chuvas de até 50 mm e rajadas de vento com velocidades máximas de 60 km/h.Foto: Davi Rocha
Dos 184 municípios do Estado, apenas Penaforte não foi incluída no levantamento.
Apesar do aviso, nessas áreas há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Com informações do Diário do Nordeste.
Mais de 252 mil raios já foram registrados no Ceará em 2024
![]() |
| Foto: Julio Caesar/ O Povo |
O Ceará já registrou 252.710 descargas atmosféricas em 2024, de acordo com dados divulgados pela Enel Distribuição Ceará. Na última quarta-feira, 4, mais de 8.800 raios atingiram o Estado, sendo Aurora o município mais afetado, com 1.104 ocorrências, seguido por Milagres, com 927 e Iracema com 814. Fortaleza e a Região Metropolitana contabilizaram 262 descargas elétricas no mesmo período.
De acordo com a Enel, os municípios com maior incidência de raios no ano até agora são Granja, com 9.164 registros, Santa Quitéria (8.605), Jaguaretama (5.278), Cariús (5.120) e Morada Nova (5.115). Dentre as macrorregiões, o Cariri lidera em número de descargas, com 36.478 raios, seguido pelo Centro-Sul (36.313) e Vale do Jaguaribe (35.069).
O monitoramento das descargas atmosféricas e outros fenômenos climáticos é realizado pelo Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel, que opera 24 horas por dia, fornecendo dados em tempo real por meio de satélites e informações meteorológicas do Climatempo. Esse sistema permite antecipar possíveis problemas na rede elétrica, otimizando o atendimento a emergências e interrupções no fornecimento de energia.
Além de registrar descargas, o sistema emite boletins diários sobre condições climáticas e alerta técnicos e engenheiros para agir rapidamente em caso de contingências, garantindo maior eficiência na prestação de serviços, destaca a empresa.
Cuidados durante tempestades
A Enel reforça orientações para garantir a segurança da população durante tempestades:
Dentro de casa:
Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada;
Não usar chuveiros ou torneiras elétricas;
Não realizar consertos em instalações elétricas;
Permanecer em local seguro enquanto durar a tempestade.
Fora de casa:
Evitar contato com objetos metálicos, como cercas ou tubos;
Manter distância de árvores isoladas, postes e locais elevados;
Não permanecer em campos abertos, piscinas ou áreas alagadas.
Com informações do O Povo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário