O governo agendou para a próxima sexta-feira (9) uma nova roda de negociações com os servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O encontro está programado para ocorrer a partir das 14h30, na sede do Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI).
A reunião terá como foco a tentativa do governo de findar a greve dos servidores da entidade, que estão com atividades paralisadas desde 16 de julho. Os profissionais apontaram que a proposta apresentada pela União contém uma melhora no contingente salarial, mas, alegaram que a gratificação de desempenho de atividade de seguro social está aquém do acordo fechado em 2022.
É importante observar que a greve no INSS tem afetado uma série de serviços essenciais prestados pelo órgão, como análise e concessão de benefícios, avaliação de recursos, além dos atendimentos presenciais, com exceção das perícias médicas. Pondera-se, ainda, que a greve em curso tem potencial para dificultar a averiguação minuciosa que o Ministério da Previdência Social planeja fazer nos auxílios temporários, na tentativa de economizar cerca de R$26 bilhões.
Sindicalistas que acompanham as negociações vem afirmando na imprensa nacional que a proposta do governo não cobre as perdas sentidas pela classe. Segundo o órgão de classe da categoria, os servidores do INSS acumulam perdas que chegam a 53% desde 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário