O Ceará registrou aumento de casos de Covid-19 nas últimas duas semanas, entre 5 e 18 de novembro, período que teve 226 diagnósticos da doença. O número consta no cenário mais recente observado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e divulgado nesta terça-feira (21). Nas semanas epidemiológicas anteriores, entre 22 de outubro e 4 de novembro, foram 116 diagnósticos positivos.
De acordo com a Sesa, o aumento no número de casos pode estar relacionado à circulação de uma nova variante do vírus no Ceará, a JG.3, descendente da EG.5 (Eris). Essa linhagem já circula há mais de um mês em estados como Goiás, Rio de Janeiro de São Paulo, e recentemente chegou ao território cearense.
“A nova variante começou a circular nos estados do Centro-Sul do Brasil e ainda não tinha sido identificada no Ceará mas, no último sequenciamento genômico, realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), nós encontramos a JG.3, subvariante descendente da EG.5”, explica o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário