Nesta segunda-feira, 10, começa o mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas no Ceará. Os primeiros procedimentos serão feitos no Hospital Municipal de São Benedito, na região da Ibiapaba. O governador Elmano de Freitas (PT) e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, estarão no local para o lançamento do Plantão Cirurgias.
A iniciativa, prevista em lei pelo Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde, é realizada por meio de credenciamento de entidades com ou sem fins lucrativos.
Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.
INTERIOR
No último dia 3, os deputados estaduais aprovaram a possibilidade de celebração de convênios com as prefeituras cearenses para execução do Plano de Redução das Filas de Cirurgias. Com isso, os procedimentos poderão ser feitos, também, nos hospitais municipais. Conforme o Executivo, a visa fazer com que os residentes no interior do Estado não precisem se deslocar de suas cidades para fazer pequenas cirurgias atendidas pelo programa estadual.
“A Sesa identificou que, além dos hospitais particulares e filantrópicos, hospitais municipais de pequeno porte têm capacidade para fazer alguns tipos de cirurgias, como a de vesícula, por exemplo. Essas cirurgias poderiam ser feitas nos municípios menores, evitando deslocamento a hospitais maiores e, com isso, avançando no acesso às cirurgias”, afirmou o líder do Governo na Casa, Romeu Aldigueri (PDT).
Conforme o parlamentar, o Executivo investirá R$ 130 milhões na realização das cirurgias. Já Governo Federal, segundo o deputado, será responsável por outros R$ 25 milhões, repassados em parcelas a partir desta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário