Neste domingo (2), o candidato ao Senado Federal Daniel Silveira (PTB – RJ) recebeu cerca de 1,5 milhão de votos, apesar de ser inelegível. Com 19,22% dos eleitores, ele ficou em terceiro lugar na disputa. As informações são do jornal O Globo.
Com 29,07% dos votos, o senador Romário (PL – RJ) foi reeleito. Alessandro Molon (PSB) foi a escolha de 21,55% do eleitorado.
Silveira contou com o voto do presidente Jair Bolsonaro (PL), que o cumprimentou e falou sobre sua escolha para o Senado.
– Animal, votei em você – falou Bolsonaro.
O chefe do Executivo votou no Rio de Janeiro. O encontro dele com Silveira foi registrado em um vídeo publicado nas redes sociais.
Silveira teve sua candidatura ao Senado Federal barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Por 6 votos a 1, a decisão pela inelegibilidade do parlamentar foi sacramentada em setembro. No entanto, ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A inelegibilidade foi baseada na condenação de oito anos e nove meses de prisão a Silveira imposta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A desembargadora Kátia Junqueira explicou, em seu voto, que a decisão não era uma avaliação sobre a impunibilidade do candidato, mas sim sobre a extensão dos efeitos da condenação no STF.
(Pleno News)
Nenhum comentário:
Postar um comentário