CRATO NOTICIAS player

domingo, 24 de janeiro de 2021

Julgamento de impeachment de Trump no Senado começa na segunda semana de fevereiro, diz líder da maioria


 

O julgamento do impeachment de Donald Trump no Senado irá começar na semana de 8 de fevereiro, segundo o democrata Chuck Schumer, agora líder da maioria no Senado. A data foi anunciada durante a sessão desta sexta-feira (22), após a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, ter dito que o processo – já aprovado naquela casa – será encaminhado na próxima segunda-feira.

Na quinta-feira, o líder da minoria republicana, Mitch McConnell, havia dito que gostaria que Trump tivesse ao menos uma semana para se preparar para o julgamento, após o pedido chegar ao Senado.

  • 25 de janeiro – Os gerentes do impeachment da Câmara lerão o artigo de impeachment para o Senado.
  • 26 de janeiro – Os senadores prestarão juramento para o julgamento.
  • 8 de fevereiro – Prazo para a resposta de Trump ao artigo.
  • 9 de fevereiro – Prazo para o briefing pré-julgamento de Trump, e depois disso, o julgamento pode começar.

O presidente Joe Biden defendia que o julgamento fosse adiado por algumas semanas, para que sua realização não atrasasse a aprovação de nomeações e outras medidas importantes do início de seu mandato.

Para que Trump seja condenado, são necessários os votos de todos os 48 senadores democratas e dos dois independentes – já garantidos – mas também de pelo menos 17 republicanos.

O ex-presidente, que deixou o cargo no dia 20, é acusado de incitar à violência que resultou na invasão do Capitólio, a sede do Congresso americano, no dia 6 de janeiro.

Ele foi considerado culpado pela Câmara em 13 de janeiro, uma semana antes de deixar a presidência, e se tornou o primeiro presidente dos EUA a sofrer dois processos de impeachment.

Além de aprovar o impeachment, o Senado pode ainda votar para que Trump perca seus poderes políticos, o que o impediria de se candidatar novamente a cargos eletivos, e também para que ele perca o direito a seus benefícios como ex-presidente. Ainda não foi informado, entretanto, se esses dois itens serão incluídos na pauta do processo no Senado.

.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário