Dois imunizantes contra a Covid-19 podem ser aplicados nos cearenses nos próximos meses. O estado do Ceará e o Governo Federal negociam com produtos do Reino Unido e da China, esta por meio do Instituto Butantan, em São Paulo.
Ainda não há uma data definida para o início da campanha de imunização, mas a previsão das autoridades é que as primeiras doses cheguem ao estado entre janeiro e março de 2021.
Confira abaixo a eficácia de cada vacina e como está o andamento da negociação para obtê-la.
CoronaVac (Instituto Butantan)
Eficácia: dados não divulgados
Previsão de chegada ao Ceará: 2 milhões de doses em janeiro
Segurança: de acordo com o diretor do instituto, Dimas Covas, além de comprovar que a vacina contra Covid-19 é segura, o que já havia sido demonstrado nas fases anteriores, o estudo de fase 3 mostrou que a vacina é eficaz.
A taxa de eficácia não foi anunciada mas, segundo o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, foi superior ao valor mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%.
O Governo do Estado do Ceará fechou acordo com o Butantan, em São Paulo, para adquirir dois milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida na China e produzida também no Brasil. O governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (23), que a CoronaVac é eficaz, mas adiou, novamente, a divulgação dos resultados de eficácia da vacina.
Com informações do G1 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário