![]() |
| Foto Shutterstock/Mehaniq. |
CRATO NOTICIAS player
sábado, 31 de janeiro de 2026
Brasil registra a menor taxa de desemprego da história em 2025
Conta de luz no Brasil seguirá sem cobrança extra em fevereiro
![]() |
| Foto Thiago Gadelha |


Ferrovia Transnordestina tem 4 lotes prontos, mas menos da metade foi entregue no Ceará
![]() |
| Foto: Fabiane de Paula. |
Homem morre no HRC em Juazeiro após ser atropelado e outro em Aurora que sofreu queimaduras
Mais duas mortes violentas foram registradas nesta sexta-feira (30) na região do Cariri. Por volta das 17h30min um homem, até o momento sem identificação, morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. O mesmo tinha sido socorrido pelo SAMU após ser atropelado e a reportagem não conseguiu informações sobre a cidade em que o acidente aconteceu. Existem suspeitas que a pessoa tenha se atirado na frente do veículo o que vai ser investigado pela Polícia Civil.
Antes, por volta das 10h30min, um homem foi encontrado morto na sua casa no Sítio Salgadinho na zona rural de Aurora. O agricultor Francisco de Assis Ferreira, de 55 anos, apresentava queimaduras na região do abdômen num quartinho bem fechado e a inalação da fumaça deve ter contribuído em muito para o óbito. Ele costumava ingerir bebidas alcoólicas e tinha um recipiente com aguardente próximo ao corpo. Houve pequeno incêndio que atingiu material inflamável e uma pequena parte do corpo
Carro atinge estrutura no Centro do Crato, atropela dois seguranças e motorista foge sem prestar socorro
Um carro atingiu uma estrutura montada na Rua 21 de Julho, no Centro do Crato, e atropelou dois seguranças que estavam no local. O incidente ocorreu por volta das 5h da manhã deste sábado (31) e foi registrado por câmeras de segurança. Ainda não há informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas.
As imagens mostram um dos seguranças descansando debaixo da estrutura quando percebe a aproximação do veículo. Ele tenta sair, mas não consegue a tempo e é atingido, sendo arremessado a vários metros de distância. O outro segurança também é atropelado. Por pouco, ambos não foram atingidos por partes metálicas que sustentavam a estrutura.
Após a colisão, o condutor, que ainda não foi identificado, chegou a parar o veículo, mas em seguida fugiu do local sem prestar socorro. O carro deixou o local arrastando um tecido que fazia parte da estrutura montada na via.
Procurada pelo Miséria/M1, a assessoria de imprensa da Prefeitura do Crato informou que a via estava sinalizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) desde às 15h desta sexta-feira (30). A estrutura era destinada ao bloco de pré-carnaval De Juarez a Juarez.
CAPOTAMENTO DE AMBULÂNCIA
Agricultor é morto a tiros no distrito de Cruzeirinho, em Icó

Um homicídio a tiros foi registrado por volta das 8h50 da manhã desta sexta-feira, na localidade do Sítio Lagoa do Cabo, distrito de Cruzeirinho, no município de Icó. A vítima foi o agricultor José Romildo Guedes Rodrigues, de 39 anos.
Segundo informações apuradas pela polícia, José Romildo foi atingido por disparos de arma de fogo no tórax, braço e cabeça. Ele ainda chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada na unidade.
Testemunhas relataram que o suspeito do crime estaria em uma motocicleta de cor vermelha, usava capacete, vestia roupas pretas e fugiu do local logo após os disparos. A Polícia Militar realizou diligências na região, porém nenhum suspeito foi localizado até o momento.
A motivação do crime ainda é desconhecida e será investigada pela Delegacia de Polícia Civil de Icó. O corpo de José Romildo Guedes Rodrigues foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu, onde será submetido a exame de necropsia.
Jovem de 23 anos é assassinado a bala dentro de casa no interior do Ceará
Segundo informações, quatro homens armados quebraram a porta, invadiram a casa e executaram a vítima. Até o momento, não há notícias sobre a identidade dos autores do homicídio ou possíveis motivos para o crime.
A polícia foi acionada e iniciou as investigações para apurar o caso e identificar os responsáveis pelo assassinato de Kaique. As autoridades estão coletando depoimentos de vizinhos e analisando evidências no local para esclarecer as circunstâncias do crime.
Desemprego cai para 5,1% e atinge o menor nível da série histórica no Brasil
![]() |
| Foro Kid Junior |


Apenas 14 policiais são responsáveis pelo monitoramento de mais de 10 mil tornozelados no Ceará
![]() |
| Foto José Leomar |
Ceará registra mais 21 mil raios em janeiro
![]() |
| Foto Wellington Macedo/Arquivo/Cedoc SVM |
Detran do Ceará cadastra novos instrutores autônomos
![]() |
| Foto Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil |
Lula recebe alta hospitalar após passar por cirurgia de catarata em Brasília
![]() |
| Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil |
Barragem de Várzea Alegre sangra pela primeira vez em 2026
![]() |
| Foto Divulgação |
Ceará é o segundo estado do Norte e Nordeste que mais gerou empregos na indústria em 2025
![]() |
| Foto:Tiago Stille/Casa Civil |
Mega-Sena sorteia R$ 115 milhões neste sábado (31)
.jpg)


sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo o Planalto, os exames pré-operatórios foram feitos nesta quinta-feira (29), em Brasília, confirmando as expectativas de que a cirurgia seja feita na sexta-feira (30).

Lula fez o mesmo procedimento em 2020, mas no olho direito. O presidente chegou hoje de madrugada da viagem que fez ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026. Ele passou o dia na Granja do Torto.
A catarata é um processo natural de envelhecimento que resulta na perda da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos, deixando-o opaco e esbranquiçado. Pode ocorrer também por outros motivos, como diabetes, uso de medicamentos com corticoides ou traumas oculares.
O indivíduo que tem esse problema tem a sensação de enxergar através de um vidro embaçado, como se estivesse em um ambiente esfumaçado ou nublado.
Por meio de procedimento cirúrgico, é possível substituir essa lente natural opaca por uma artificial transparente.
Fonte: Agência Brasil/ EBC
Mais de 10 integrantes de grupo criminoso são presos em Juazeiro do Norte, no Ceará e em outros dois estados
Mais de 10 integrantes de um grupo criminoso foram presos durante a Operação Sintonia, deflagrada pela polícia na manhã desta sexta-feira (30), no Ceará e nos estados de São Paulo e Santa Catarina. No território cearense, as prisões ocorreram, entre outras cidades, em Juazeiro do Norte.
Ao todo, a operação cumpre 40 mandados judiciais, sendo 25 de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão, contra investigados ligados a uma facção criminosa de origem paulista. Além de Juazeiro do Norte, as ações no Ceará aconteceram em Mombaça, Maranguape, São Benedito, Sobral, Madalena e Caucaia.
Segundo a Polícia Civil, todos os alvos possuem antecedentes criminais e histórico de envolvimento com crimes como homicídios, roubos e tráfico de drogas. Alguns dos suspeitos já utilizavam tornozeleira eletrônica e, mesmo assim, continuavam atuando para o grupo criminoso.
Durante a operação, os agentes apreenderam armas de fogo, munições, drogas, aparelhos celulares, dinheiro e outros materiais ilícitos. Em uma das abordagens, um suspeito tentou fugir, mas foi capturado pouco depois.
A Operação Sintonia mobilizou mais de 100 policiais civis e foi coordenada pela 2ª Seccional de Interior Sul, com apoio de setores de inteligência da Polícia Civil. Além do cumprimento dos mandados, também houve prisões em flagrante.
Justiça condena Sikêra Jr. por falas homotransfóbicas na TV
Declarações do apresentador foram exibidas no programa 'Alerta Nacional'
Defesa de Sikêra Jr. ainda pode recorrer da decisão
O apresentador José Siqueira Barros Júnior, conhecido como Sikêra Jr., foi condenado pela Justiça Federal por falas "discriminatórias e homotransfóbicas" durante a exibição do programa "Alerta Nacional".
A edição foi ao ar no dia 25 de junho de 2021, e uma denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) apontou incitação à discriminação contra a coletividade LGBTQIA+.
A ação foi baseada em comentários de Sikêra sobre uma campanha publicitária criada por uma rede de fast food, com uma peça que citava a valorização da diversidade das famílias brasileiras, incluindo as formadas por casais homoafetivos.
No programa, Sikêra citou expressões como "raça desgraçada", generalizando o discurso e associando a homossexualidade a práticas criminosas como pedofilia e abuso infantil. Segundo a investigação, ele ainda retratou a população LGBTQIA+ como um desvio moral e uma "ameaça à família".
A acusação apontou que trechos do programa foram replicados em plataformas digitais, o que teria ampliado o alcance do discurso. O MPF também citou que as declarações extrapolaram os limites da liberdade de expressão, configurando discriminação contra grupo social específico e vulnerável.
Duas entidades foram designadas como assistentes de acusação: a Aliança Nacional LGBTI+ e o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT. Conforme entendimento do STF, a conduta do apresentador se enquadra no crime de racismo.
DEFESA DO APRESENTADOR NEGA ACUSAÇÕES - A defesa, entretanto, nega. Os advogados de Sikêra Jr. apontam que o discurso do apresentador teria sido direcionado à rede de fast food e à agência responsável pela campanha. Além disso, apontaram que ele estava agindo no exercício regular da liberdade de expressão.
Sikêra foi condenado a 3 anos e 6 meses de reclusão, com 100 dias-multa, cada um deles fixado em cinco salários mínimos. A pena de prisão, no entanto, foi substituída por prestação de serviços à comunidade e por prestação pecuniária no valor de 50 salários mínimos.
Segundo Ministério Público Federal, a defesa do apresentador ainda pode recorrer da decisão.
Homicídio á bala é registrado em Irapuan Pinheiro
![]() |
| Foto Reprodução |
Ceará registra chuvas em mais de 160 cidades
![]() |
| Foto Fabiane de Paula |
9 mil cearenses irão dividir R$ 114 milhões em pagamentos judiciais
![]() |
| Foto Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil. |
Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai a R$ 115 milhões
![]() |
| Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil |

Pesquisas apontam Nordeste e Ceará crescendo acima da média nacional
![]() |
| Foto Fernanda Barross |
quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Nilton César, ícone da música romântica brasileira, morre aos 86 anos
![]() |
| Foto Reprodução |
BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida


Essa é a quinta reunião seguida em que o Copom mantém os juros básicos. A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano.
No comunicado, o Copom confirmou que deverá começar a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico.
“O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, informou o BC.
A decisão unânime ocorreu com o Copom desfalcado. No fim de 2025, expirou o mandato dos diretores de Organização do Sistema Financeiro, Renato Gomes, e de Política Econômica, Paulo Pichetti. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só encaminhará as indicações dos substitutos na volta do Congresso Nacional, em fevereiro.
Após chegar a 10,5% ao ano em maio do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro de 2024. A Selic chegou a 15% ao ano na reunião de junho do ano passado, sendo mantida nesse nível desde então.
Inflação
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em 2025, o IPCA ficou em 4,26% , o menor nível anual desde 2018. Com o resultado, o indicador voltou a ficar dentro do teto da meta contínua de inflação.
Pelo novo sistema de meta contínua, em vigor desde janeiro, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%.
No modelo de meta contínua, a meta passa ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em janeiro de 2026, a inflação desde fevereiro de 2025 é comparada com a meta e o intervalo de tolerância. Em fevereiro de 2026, o procedimento se repete, com apuração a partir de março de 2025. Dessa forma, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao índice fechado de dezembro de cada ano.
No último Relatório de Política Monetária, divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária diminuiu para 3,5% a previsão do IPCA para 2026, mas a estimativa será revista, por causa do comportamento do dólar e da inflação. A próxima edição do documento, que substituiu o antigo Relatório de Inflação, será divulgada no fim de março.
As previsões do mercado estão menos otimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4%, levemente acima acima do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 4,05%.
Crédito caro
O aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação. Isso porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico. No último Relatório de Política Monetária, o Banco Central aumentou de 1,5% para 1,6% a projeção de crescimento para a economia em 2026.
O mercado projeta crescimento um pouco melhor. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 1,8% do PIB em 2026.
A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.
Fonte: Agência Brasil/ EBC


.webp)













